Aneurisma de Aorta Abdominal

Aneurisma de Aorta Abdominal

 

O aneurisma da aorta abdominal corresponde à dilatação da porção da artéria aorta localizada na cavidade abdominal.

 

img3-a

 

Este tipo de aneurisma, geralmente, não causa nenhum sintoma. A maioria dos aneurismas é diagnosticada através de exames de imagens solicitados por outro motivo.

Os aneurismas que causam sintomas ou que são considerados grandes necessitam ser tratados com cirurgia na maior parte das vezes. Os outros aneurismas, pequenos e assintomáticos, podem ser acompanhados periodicamente através de exames de ultrassonografia abdominal.
A principal e mais grave complicação do aneurisma da aorta abdominal é a ruptura com sangramento para dentro da cavidade abdominal, podendo evoluir rapidamente para morte. O paciente pode apresentar apenas uma dor súbita no abdome ou nas costas. Estes casos requerem cirurgia imediata.
O primeiro sintoma de um aneurisma de aorta pode surgir apenas quando ele se rompe. Isso faz com que o aneurisma da aorta seja considerado uma doença silenciosa.
O aneurisma da aorta abdominal é suspeitado com base no exame médico, história e queixas do paciente. A confirmação é feita com ultrassonografia do abdome, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

 

img3-a

 

Uma vez descoberto o aneurisma, o médico deve decidir ou não pela cirurgia de correção. Esta indicação é baseada principalmente no diâmetro máximo do aneurisma.

O médico especialista no tratamento cirúrgico do aneurisma da aorta abdominal é o cirurgião vascular. Ele costuma aplicar duas técnicas:

– O reparo clássico (cirurgia aberta) que é feito através de uma incisão no abdome, abertura do aneurisma e costura de uma prótese (tubo de material sintético) no interior do vaso, substituindo a parede enfraquecida.

 

img3-a

 

- A técnica endovascular, mais recente, consiste na introdução de uma prótese intravascular através de cateteres pela virilha, sem a necessidade de abrir o abdome.

 

 

Cada paciente é avaliado individualmente para que seja aplicada a técnica que dê o melhor resultado.