Aneurisma de Artéria Ilíaca

Aneurisma da Artéria Ilíaca

 

As artérias ilíacas estão localizadas no abdome e pelve. São as artérias que nascem da divisão da aorta abdominal para fornecer sangue para as pernas. As artérias ilíacas iniciam-se com as ilíacas comuns (uma para cada lado do corpo) e dividem-se em um ramo externo (ilíaca externa) que leva sangue para a perna e um ramo interno (ilíaca interna) que promove a irrigação do glúteo, bexiga e aparelho genital.

 

img3-a

 

O aneurisma da artéria ilíaca pode ocorrer em qualquer uma de suas porções, mas na maioria das vezes ocorre na sua porção inicial ou no ramo interno. Geralmente estão associados ao aneurisma da aorta abdominal.

 

img3-a

 

Pacientes do sexo masculino, idosos, tabagistas ou que tenham história de aneurisma na família, têm maior chance de desenvolver esta doença.

Devido a sua localização profunda, os aneurismas de ilíaca dificilmente são palpados no exame médico. Para o diagnóstico, é necessário realizar um exame de imagem que também irá determinar a localização e o tamanho do aneurisma. Pode ser realizado um ultrassom, uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética.

 

img3-a