Obstrução Arterial

Obstrução Arterial

 

O que é?

 

A doença arterial obstrutiva crônica é uma condição em que ocorre o estreitamento e/ou oclusão das artérias que transportam o sangue para os membros do corpo, na maior parte das vezes para as pernas e os pés.
Quando os vasos sanguíneos ficam estreitos ou ocluídos, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado, levando a uma série de complicações.

 

Causa

 

Esse processo é geralmente causado pela aterosclerose, onde placas de gordura se acumulam nas paredes das artérias causando diminuição de sua luz e até mesmo sua oclusão.

 

img3-a

 

Sintomas

 

O sintoma do paciente depende do estágio da doença. No primeiro estágio, o paciente pode não apresentar sintoma algum. Conforme a doença evolui, passa a apresentar dor ao realizar alguma atividade física, como caminhar. Esta dor melhora quando o paciente para de realizar a atividade. A medida que a doença se agrava, o paciente consegue caminhar cada vez menos.
Nos casos mais graves e avançados, a dor aparece mesmo quando o paciente está em repouso e formam-se as feridas (gangrena).

 

img3-a

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico do paciente. Caso haja dúvida, o cirurgião vascular poderá recorrer a algum exame complementar; neste caso, o mais utilizado é o ultrassom doppler.

 

Tratamento

 

O tipo de tratamento da obstrução arterial vai depender do estágio da doença que o paciente se encontra.
Em todos os casos são recomendados mudanças no estilo de vida e medicamentos específicos para evitar a piora da obstrução dos vasos.
A tratamento cirúrgico é indicado em casos mais avançados e pode ser feito através da cirurgia aberta ou pela técnica endovascular.
A cirurgia aberta engloba desde a remoção mecânica de um placa de gordura até a realização de uma ponte de safena, onde coloca-se a veia safena de tal modo a ligar a parte superior da artéria obstruída com a parte inferior à obstrução.

 

img3-a

 

Já a angioplastia é uma técnica minimamente invasiva na qual, através de balões e stents, desobstrui o local ocluído.

 

img3-a