Permcath

Permcath

 

O que é?

 

É um cateter tunelizado, ou seja, um tubo flexível que passa por debaixo da pele a ser inserido em uma veia profunda, ligada diretamente ao coração. Apresenta uma extremidade que fica dentro da veia e outra que fica do lado de fora do corpo do paciente, na maioria das vezes no peito, mas algumas na região da virilha.

 

img3-a

 

Para que serve?

 

Possibilita a injeção e remoção de sangue em grandes quantidades. Esses cateteres são usados em pacientes que necessitam de um acesso vascular de alto fluxo por um período prolongado. Em geral, é usado em pacientes com insuficiência renal em hemodiálise que não apresentam condições de confecção de fistulas arteriovenosas ou enquanto elas maturam (amadurecem). Com menos frequência, é usado para realizar coleta e infusão de células em pacientes com câncer (transplante de células).

 

Como é colocado?

 

Devem ser implantados por um cirurgião vascular em sala de cirurgia, sob anestesia local. O procedimento é rápido e não necessita permanecer internado por muito tempo após a cirurgia. O cateter pode ser utilizado logo após sua colocação.

 

img3-a

 

Como utilizá-lo?

 

O cateter deve ser manipulado por profissionais da saúde com experiência para que realizem curativos estéreis e limpeza adequada, evitando a infecção. Após o uso, sempre deve ser preenchido com medicamento anticoagulante para evitar seu entupimento.