Úlcera Venosa

Úlcera Venosa

 

O que é?

 

É uma ferida na perna que surge devido a dificuldade do sangue de retornar da perna para o coração. É o grau mais avançado da doença chamada insuficiência venosa crônica.

 

img3-a

 

Sintomas

 

Localiza-se preferencialmente sobre o osso do tornozelo e costuma aparecer após traumatismos leves, como uma coceira ou um arranhão. Em geral, é pouco dolorosa e demora para cicatrizar, aumenta cada vez mais se não for adequadamente tratada. É muito comum a infecção dessa úlcera, que se apresenta com dor, odor desagradável, saída de pus e vermelhidão ao redor.
Na maioria das vezes é acompanhada de varizes, inchaço e escurecimento da pele da perna ao redor da úlcera.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é clínico, feito pelo exame médico, não sendo necessários exames complementares para confirmar o diagnóstico.

 

Tratamento

 

O tratamento da úlcera é dividido em medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração (causa da doença) e cuidados locais com a ferida (curativo).
O mais importante, sem sombra de dúvida, é tratar a causa da ferida. A retirada as varizes é necessária em alguns casos e deve ser realizada pela cirurgia convencional, radiofrequência, Laser ou espuma.
Em casos mais leves ou que não possam realizar cirurgia, devem:
– Permanecer o máximo de tempo com as pernas elevadas para que ajude na drenagem do sangue acumulado
– Usar meias elásticas – a compressão força o sangue a voltar ao coração
– Exercício físico – importante devido ao papel da bomba muscular da panturrilha no retorno venoso.
Sobre o curativo, o médico deve atentar-se ao aspecto da úlcera e receitar a pomada mais adequada. Lembrando que para cada fase da cicatrização existe um tipo de pomada mais adequado.
Caso haja sinais de infecção, um antibiótico deve ser imediatamente receitado.

 

img3-a