A ATIVIDADE FÍSICA ajuda a queimar calorias, aumentar a frequência cardíaca e manter o fluxo de sangue preservado. Se o seu médico lhe diagnosticou com doença vascular ou se você tiver preocupações sobre sua saúde vascular, comece alguns bons hábitos para ajudar a evitar doenças cardiovasculares. Estudos mostraram que o exercício diário tem um efeito positivo significativo na saúde vascular, juntamente com outras boas escolhas de estilo de vida, como não fumar, comer alimentos saudáveis e manter o peso corporal adequado.

O exercício pode influenciar várias doenças arteriais. Uma rotina regular de exercícios pode reduzir o risco de AVC, a segunda principal causa de morte no Brasil: em 2015, 6,2 milhões de pessoas morreram vítima dessa doença. Estudos mostram que pacientes com doença arterial periférica (DAP) podem ser tratados com sucesso com terapia de exercícios e possivelmente evitar cirurgias. O exercício regular também diminui a taxa de crescimento dos aneurismas da aorta abdominal (AAA).

Para ser efetivo, recomendam-se 150 minutos de atividade física por semana para adultos de 18 a 64 anos. A atividade pode ser uma combinação entre aeróbica de intensidade moderada e fortalecimento muscular.

ATIVIDADES AERÓBIAS DE INTENSIDADE MODERADA que aumentam a frequência cardíaca:
• Andar rapidamente
• Andar de bicicleta em ritmo casual
• Hidroginástica
• Dança de salão
• Tênis em dupla
• Jogar ativamente com crianças

ATIVIDADES AERÓBIAS DE INTENSIDADE VIGOROSA que aumentam a frequência cardíaca e deixam a respiração ofegante, incluem:
• Corrida
• Caminhada em subida
• Andar de bicicleta rápido
• Natação
• Tênis individual
• Patins
• Jogar basquete, futebol, vôlei, etc.
• Pular corda
• Dança aeróbica

ATIVIDADES DE FORTALECIMENTO MUSCULAR incluem:
• Abdominais, flexões
• Levantamento de peso
• Yoga

A falta de atividade física regular resulta em 250.000 mortes anualmente, de acordo com um relatório exibido em 2003, na revista médica Circulation. As pessoas sedentárias têm um risco de mortalidade 4,5 vezes maior do que as pessoas fisicamente saudáveis.

Dicas para incluir a ATIVIDADE FÍSICA em sua programação diária:
• Selecione atividades agradáveis
• Exercite-se com um amigo
• Incentive os membros da família a participar
• Medir o progresso através de um diário de exercício

VOCÊ SABIA?
A atividade física não é apenas boa para suas veias e artérias – quase todas as partes do seu corpo podem se beneficiar. O exercício também ajuda:
• Manter um peso saudável
• Reduzir o risco de doença cardiovascular; pode baixar a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol
• Reduzir o risco de diabetes tipo 2; pode ajudar a controlar os níveis de glicose
• Reduzir o risco de câncer de cólon e mama
• Fortalecer ossos e músculos – pode aumentar a massa muscular e força; pode retardar a perda de densidade óssea que vem com a idade; pode ajudar com artrose e outras condições articulares
• Manter as habilidades de raciocínio, aprendizado e julgamento afiadas
• Reduzir os sintomas de depressão e ansiedade
• Melhorar a capacidade de completar atividades diárias e prevenir quedas para idosos
• Aumentar as chances de viver por mais tempo, reduzindo o risco de morrer de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

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