Como o COLESTEROL afeta sua saúde vascular?

Quando se trata de doença vascular, o colesterol é o inimigo número um.

O colesterol é um tipo de gordura encontrada nas paredes das células, produzida pelo próprio corpo humano e também adquirido através de alimentos ricos em gordura animal, como ovos, queijo e carne.

Mas nem todo colesterol é igual, existem dois tipos muito diferentes:

  • Bom colesterol, ou lipoproteína de alta densidade (HDL), ajuda a impedir que as artérias sejam bloqueadas.
  • O colesterol ruim, ou lipoproteína de baixa densidade (LDL), pode se acumular e causar obstruções nas artérias.

Triglicerídeos são gorduras produzidas pelo fígado. Eles podem causar os mesmos tipos de problemas de saúde que o colesterol ruim.

Com o tempo, o colesterol pode se depositar na parede das artérias, formando uma placa, que pode estreitar o interior dos vasos sanguíneos. Eventualmente, a placa causa o endurecimento das artérias, também chamado de aterosclerose. Esta condição pode levar a doenças vasculares como derrames, infarto, amputação e outros problemas que aumentam a mortalidade do paciente.

O que são estatinas?

As estatinas são medicamentos que atuam como um ponto-chave no controle do metabolismo do colesterol sérico. O controle é essencial, pois quando o colesterol “ruim” (LDL) é alto, o risco de infarto e derrame aumenta.

Por que tomar estatinas para o controle do COLESTEROL?

Todos os tipos de aterosclerose melhoram quando os pacientes tomam estatinas. Os efeitos colaterais são relativamente raros e, se um paciente não tolerar uma estatina, há muitos tipos diferentes que podem ser experimentados.

As mudanças no estilo de vida podem afetar os níveis de COLESTEROL?

Sim. Mesmo pequenas mudanças de estilo de vida podem afetar o colesterol. Por exemplo, uma perda de peso de 5 kg pode resultar em uma redução de 5 a 8% no LDL.

Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes para levar seus níveis de colesterol a um nível saudável, a medicação pode ajudar. Algumas doenças melhoram com o uso de estatina, mesmo que seu colesterol esteja normal.

Quem se beneficia de tomar estatina?

  • Pessoas que estão em risco de infarto e AVC devido a níveis elevados de colesterol
  • Pacientes com aterosclerose nas artérias que fornecem sangue para o cérebro ou para as pernas

As estatinas afetam a placa nos vasos sanguíneos?

Pesquisas mais recentes sugerem que as estatinas não apenas impedem que a placa aumente, mas também reduzem a placa presente nas artérias da perna. Estudos também sugerem que as estatinas mantêm a placa estável, de modo que é menos provável que ela se solte e forme coágulos sanguíneos que causam infarto, derrames ou comprometimento da circulação da perna.

As estatinas têm efeitos colaterais?

Poucos efeitos colaterais foram registrados desde que as estatinas foram introduzidas há 40 anos. A maioria são efeitos colaterais leves, como dores musculares e cãimbras, que podem ser resolvidos trocando-se o tipo de estatina. Efeitos colaterais graves são raros, mas podem ocorrer, por isso o seguimento médico periódico é sempre importante.

Whatsapp