Inchaço nas Pernas

Médico de Veia

Telemedicina Barão Vascular

Consulta online via Telemedicina. Praticidade e comodidade para quem está fora da cidade de São Paulo.
Excelência no cuidado sem sair de casa.
Tranquilidade para você e sua família.

Inchaço nas Pernas

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado. Porém, nem sempre inchaço é causado por algum problema de saúde, você pode ter inchaço simplesmente por estar acima do peso, ficar sentado ou em pé por muito tempo ou não fazer atividade física.

Tratamento artéria poplítea

O que causa inchaço nas pernas?

Inchaço é definido no dicionário como um aumento acentuado de volume. Na medicina, inchaço recebe o nome de edema e é definido como o excesso de líquido nos tecidos do corpo.

Embora o inchaço possa surgir em qualquer parte do corpo, a perna é o local mais comum de seu aparecimento.

Existem várias causas de inchaço nas pernas, porém classificamos inicialmente o edema dos membros inferiores em dois grandes grupos a depender de sua etiologia (causa).

inchaço nas pernas - causas e tratamento

Edema inflamatório: é uma resposta natural do corpo a uma infecção ou lesão por calor, radiação ou trauma (agudo ou de repetição). Nessas situações, o organismo dá início a uma resposta inflamatória que tem como objetivo eliminar a causa da lesão assim como iniciar a sua reparação. Nesse processo o inchaço é um dos sinais da inflamação, assim como a dor, a vermelhidão e a sensação de calor no local.

A causa mais comum de edema inflamatório dos membros inferiores são os problemas osteomusculares como:

  • Entorses
  • Fraturas
  • Artrites
  • Tendinites
  • Bursites

edema inflamatório dos membros inferiores

Outra causa bastante conhecida é a infecção da pele e do subcutâneo, que recebe o nome de erisipela e de celulite, respectivamente.

Edema não inflamatório: acontece quando os tecidos retêm mais líquido do que deveriam sem uma inflamação subjacente. Isso pode acontecer simplesmente após permanecer por período prolongado com as pernas pendentes (como em uma viagem de avião prolongada). Contudo, pode também ser um sinal de uma doença mais grave e que ainda não foi diagnosticada. Esse tipo de edema será o foco desse artigo e é subdividido em:

  • Edema de origem Vascular
  • Edema de origem Cardíaca
  • Edema de origem Hepática
  • Edema de origem Renal
  • Edema Nutricional
  • Edema por distúrbios Hormonais
  • Edema Medicamentoso

Quais são os sintomas do inchaço nas pernas?

Os sintomas associados ao inchaço nas pernas vão depender de sua etiologia (causa), mas geralmente, em associação com o aumento do volume da região, o paciente apresenta:

  • Pele esticada e brilhante
  • Cova após pressionar a região por alguns segundos (Sinal do Cacifo)
  • Dor ou incômodo leve na região afetada.

sintomas do inchaço nas pernas

Quando consultar um médico?

Sempre devemos procurar o médico para investigar a origem da perna inchada. É importante ressaltar que em algumas situações essa consulta deve ser feita em caráter de urgência, em especial quando associa-se aos seguintes sintomas:

  • Dor
  • Falta de Ar
  • Febre

Devemos lembrar que a trombose venosa profunda é uma das causas de inchaço nas pernas, doença que exige tratamento imediato para evitar o tromboembolismo pulmonar, condição grave e com risco de morte.

Causas não inflamatória de inchaço nas pernas?

Depois de confirmar o inchaço nas pernas pela história clínica e pelo exame físico, o próximo passo é identificar a causa do edema. Existem várias causas de inchaço nas pernas, separadas conforme a etiologia em:

Edema Vascular

Certamente a causa mais comum de inchaço nas pernas. Diferentes doenças vasculares cursam com edema dos membros inferiores. Entre elas podemos citar:

Varizes dos membros inferiores

Varizes são veias superficiais das pernas que se tornaram dilatadas e tortuosas. Essa dilatação acaba dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, levando ao acúmulo de sangue nas pernas e causando o inchaço.

Trombose Venosa Profunda

Trombose venosa profunda (TVP) é o termo utilizado quando o sangue coagula (formando um trombo) no interior de uma veia profunda. Isso causa a obstrução da veia, dificultando o retorno do sangue para o coração. Essa dificuldade no retorno venoso acaba causando o inchaço na perna acometida.

Trombose venosa profunda  - O que é e como Tratar?

Edema Gravitacional

Causa mais comum de inchaço nas pernas. É o que geralmente ocorre em viagens longas, principalmente de avião. Isso acontece devido a uma sobrecarga nas veias quando ficamos muito tempo sentados sem nos movimentarmos. Essa sobrecarga venosa acontece porque as veias trabalham contra a gravidade e precisam da ajuda da musculatura da perna para bombear o sangue para cima. Quando isso não ocorre, o sangue se acumula nas pernas, causando o inchaço.

Linfedema

O linfedema é o inchaço causado pelo acúmulo de linfa nos tecidos do corpo. Desenvolve-se quando há uma diminuição na função ou na quantidade dos vasos linfáticos da perna. Existem diferentes causas de linfedema, porém, na maioria das vezes não conseguimos identificar a causa exata.

Edema Cardiogênico (Doenças Cardíacas)

Inchaço das pernas é um dos sinais da Insuficiência Cardíaca Congestiva. Doença caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue adequadamente pelo corpo. Isso acaba causando um acúmulo de sangue, especialmente nas pernas, cursando com edema das mesmas.

Edema Hepático (Doenças no Fígado)

A insuficiência hepática em fase avançada pode levar ao inchaço das pernas devido à hipoalbuminemia (baixa concentração de albumina no corpo). O fígado produz albumina, uma proteína que impede que o plasma saia dos vasos sanguíneos para os tecidos circundantes. Um fígado doente não produz albumina suficiente, causando o acúmulo de líquido fora dos vasos, ou seja, o edema.

Edema Renal

Diversas doenças reais podem fazer a perna inchar. O principal papel do rim é regular a quantidade de água no corpo e equilibrar os níveis de sal e outros minerais no sangue. Muitas doenças renais acabam por comprometer esse equilíbrio, podendo consequentemente causar acúmulo de líquido nos tecidos. Em grande parte das vezes este achado é mais exuberante nos membros inferiores.

Existem também um grupo de doenças renais (Síndrome Nefrótica) que fazem com que o corpo perca albumina pela urina, gerando uma hipoalbuminemia e consequente edema.

Edema Hormonal

Um exemplo clássico são as alterações hormonais que acontecem durante a gestação. Essas mudanças levam a uma retenção hídrica e consequente inchaço nas pernas das mulheres grávidas. Lembrando que a compressão da veia cava pelo útero também contribui para a piora do edema no terceiro trimestre da gestação.

Outro exemplo não muito raro é o chamado Edema Cíclico Idiopático, transtorno frequente que aparece em mulheres durante o período de atividade ovariana associado à insuficiência do corpo lúteo. O edema é devido a um aumento da permeabilidade capilar, gerando extravasamento de líquido nos membros inferiores.

Edema Nutricional

Os edemas de origem nutricional, decorrentes de baixa ingesta de proteína, são raramente vistos nos dias de hoje sem uma doença consumptiva associada (geralmente cânceres gastrointestinais). Uma baixa ingesta proteica leva a uma hipoalbuminemia e suas consequências já descritas acima.

Edema Medicamentoso

Muitas vezes, o inchaço nas pernas pode ser um efeito colateral indesejado de um medicamento receitado. Os remédios conhecidos por causar edema nos membros inferiores são:

Bloqueadores dos canais de cálcio (Anti-hipertensivo)

  • Anlodipino
  • Nifedipina

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

  • Nimesulida
  • Ibuprofeno
  • Diclofenaco
  • Cetoprofeno
  • Meloxicam, etc

Medicamentos que contenham estrogênio e/ou progesterona

  • Pílula anticoncepcional
  • Medicamentos para terapia de reposição hormonal

Corticoides

  • Prednisona
  • Dexametasona
  • Betametasona, etc

Alguns anticonvulsivantes usados para dor neuropática

  • Pregabalina

Medicamentos que contenham estrogênio e/ou progesterona

Como tratar o inchaço nas pernas?

O tratamento do inchaço nas pernas varia de acordo com a causa, sendo mais importante tratar a doença de base que gerou o quadro clínico.

Além de tratar a doença, existem algumas recomendações para aliviar o inchaço:

Eleve as pernas acima do nível do coração sempre que estiver deitado. Isso é alcançado colocando um travesseiro sob as pernas.

Evite ficar muitas horas sentado ou em pé parado, procure sempre intercalar com caminhadas curtas.

Use meia elástica quando receitada pelo médico.

Como tratar o inchaço nas pernas?

Se a causa for medicamentosa, pergunte para seu médico se há algum remédio similar que não cause esse efeito colateral (infelizmente, em alguns casos essa mudança de medicamentos não é possível).

Faça atividade física regularmente.

Entre em contato com o Instituto Barão Vascular e agende sua consulta.

Nossas Unidades 

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Pompéia

Comercial Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 - Pompéia - São Paulo/SP
Atendimento de segunda a sexta-feira das 7:30h às 20h.
Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 95937-4639 ou pelos  telefones: (11) 4800-3030 | 4800-3031 | 3865-3049.

Unidade Paulista

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h.

Dúvidas ou agendamentos pelo   WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo  telefone: (11) 94067-3952

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular
Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Itaim Bibi

Edifício The Enterprise Center

R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar - Itaim Bibi - São Paulo /SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h. 

Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 93207-6315 ou pelo  telefone: (11) 93207-6315

Unidade Tauapé

Geon 652 - Eixo Platina

Rua Vilela, 652, sala 706 - Tatuapé - São Paulo /SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h.

Dúvidas ou agendamentos pelo   WhatsApp: (11) 96318‑3788 ou pelo  telefone:  (11) 96318‑3788 

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular
whatsapp
Unidade Pompéia
Unidade Paulista
Unidade Itaim Bibi
Unidade Tatuapé