Avalie este artigo post

Vamos entender aqui um pouco sobre a formação das varizes, principais sintomas e as opções de tratamento. O Instituto Barão de Cirurgia Vascular e Endovascular está equipado com os mais modernos equipamentos para o diagnóstico e tratamento das varizes.

Formação das Varizes

O coração bombeia o sangue através das artérias até as pernas. Os músculos da panturrilha (batata da perna) empurram o sangue pelas veias, contra a gravidade, de volta para o coração. As válvulas no interior das veias fazem com que o sangue não volte para baixo e se acumule nas veias.

Em algumas pessoas, essas válvulas se desgastam e deixam retornar para as pernas parte do sangue que deveria voltar para o coração, aumentando a pressão nas veias e causando a sua dilatação e tortuosidade – quando as veias encontram-se dilatadas e tortuosas, passam a ser denominadas varizes.

Não há como prever quem apresentará a condição, porém existem pessoas predispostas a desenvolver varizes, como as que apresentam história familiar de varizes, sexo feminino, idades mais avançadas, obesidade e gestação.

Dor, sensação de peso e cansaço nas pernas e leve inchaço na região dos tornozelos são alguns dos sintomas iniciais das varizes, embora boa parte dos pacientes não apresentem qualquer queixa além da estética. Em estágios avançados, o pigmento do sangue deposita-se na pele gerando uma coloração acastanhada, condição denominada dermatite ocre. Sua evolução é a inflamação da pele e a formação de úlceras.

Quais as Opções Para o Tratamento das Varizes?

Uma vez realizado o diagnóstico da doença, o tratamento mais eficaz e capaz de eliminar as varizes é o cirúrgico. Já para o controle dos sintomas, podem-se instituir mudanças comportamentais (perda de peso, prática regular de exercícios físicos, elevar as pernas sempre que possível) associadas ao uso de medicamentos e meias elásticas.

O tratamento apenas dos sintomas também pode ser a primeira escolha para os pacientes com problemas de saúde que contra-indiquem a cirurgia.

Tecnologias no Diagnóstico e Tratamento das Varizes

Para os pacientes que serão operados, além das veias visualmente acometidas, também serão removidas as veias com dilatação e refluxo identificadas pelo ultrassom doppler, exame realizado para o planejamento cirúrgico.

Quando há o comprometimento das veias safenas, deve-se escolher a melhor forma de tratá-las: remoção convencional com cirurgia, termoablação com laser ou com radiofrequência. A utilização do cateter de radiofrequência ou de laser são métodos modernos, minimamente invasivos (dispensam incisões) que promovem o fechamento da safena sem precisar removê-la. As vantagens são menos dor e menos hematoma no pós-operatório, levando a uma recuperação mais rápida.

whatsapp

Unidade Pompéia


Unidade Paulista


Unidade Itaim Bibi


Unidade Anália Franco


Unidade Alphaville