Inovação nos Tratamentos Vasculares
O Instituto Barão alia profissionais experientes e qualificados às mais modernas tecnologias para fornecer as melhores opções em tratamentos de doenças vasculares.Agilidade no Diagnóstico, Qualidade no Tratamento
Equipamentos inovadores, equipe qualificada e ética no atendimento para garantir assertividade no diagnóstico e qualidade no tratamento das doenças vasculares.
Temos em nossos princípios a constante busca em proporcionar o bem-estar e suporte ao paciente desde o primeiro atendimento até a alta.
Angiologista
Angiologia vem da palavra grega ‘angeīon’, que significa vaso, e é uma especialidade médica que estuda a funcionalidade e as doenças associadas aos sistemas cardiovascular e linfático.
Desta maneira, a Angiologia atua em conjunto com a Cirurgia Vascular para encontrar a melhor opção de tratamento para as patologias das artérias, veias e vasos linfáticos.
Cirurgião Vascular
O cirurgião vascular, também chamado de médico vascular ou apenas de vascular, é o médico que trata doenças e problemas no sistema cardiovascular e linfático.
As duas especialidades estudam e tratam as doenças do sistema circulatório, porém, o que as diferencia é o modo de tratamento: enquanto o angiologista trata a doença com medicamentos e mudança no estilo de vida, ou seja, sem cirurgia, o médico vascular, além de tratar muitas vezes o paciente de forma clínica, é apto a realizar intervenções cirúrgicas quando indicado.
Conheça as Principais Doenças e Tratamentos Vasculares
Informe-se sobre as doenças, suas particularidades e as opções de tratamentos na área Vascular.
Varizes
As varizes dos membros inferiores são veias superficiais das pernas que tornam-se visíveis, salientes e tortuosas.
Pessoas com predisposição a varizes veem suas veias normais, que são responsáveis por drenar o sangue para o coração, sofrerem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, acumulando o sangue em seu interior.
Sete em cada dez pessoas sofrem com varizes. Se não forem tratadas, as varizes podem piorar.
Vasinhos
As Telangiectasias, mais conhecidas como “vasinhos”, são caracterizadas por pequenos vasos avermelhados ou arroxeados que se dilatam e marcam a pele. Medem menos que um milímetro de diâmetro e estão localizadas na derme, a camada mais superficial da pele.
Para tratar os vasinhos existem várias técnicas. As mais empregadas são a escleroterapia, conhecida popularmente com aplicação, e o Laser Transdérmico.
Laser Transdérmico e Endovenoso
Na Cirurgia Vascular, o Laser tem sido empregado para tratar quase todos os vasos, desde os vasinhos, passando pelas microvarizes, chegando até no tratamento das veias varicosas calibrosas como as safenas.
Existem dois tipos de tratamento com o laser: o laser transdérmico para vasinhos e microvarizes e o laser endovenoso para veias safenas e perfurantes. Para cada caso, temos diferentes técnicas e diferentes tipo de aparelhos de Laser que devem ser utilizados.
Em ambos os tipos de tratamento, o objetivo é o mesmo, eliminar o vaso doente evitando cortes, cicatrizes e todos os inconvenientes de uma cirurgia tradicional.
Aneurismas
O Aneurisma é uma doença que consiste na dilatação anormal de um vaso sanguíneo causada pelo enfraquecimento da sua parede. Sua frequência aumenta com a idade e é mais comum no sexo masculino e em tabagistas.
É uma doença silenciosa, ou seja, a maioria dos pacientes não apresenta nenhuma manifestação da doença. Seu maior perigo está no fato de poder romper-se, resultando em hemorragia muitas vezes fatal.
Cateter Port-a-cath
A utilização de cateteres intravasculares para administração de medicamentos, fluidos, suporte nutricional e coleta de exames, constitui-se num dos importantes avanços tecnológicos para os tratamentos de longa duração. Eles viabilizaram que estes tratamentos pudessem ser continuados em âmbito domiciliar, ou seja, sem a necessidade de o paciente permanecer internado até o seu término.
Doença Carotídea
A doença das carótidas, também conhecida como estenose carotídea, é uma importante causa do acidente vascular cerebral (AVC ou derrame). Aproximadamente 25% dos acidentes vasculares cerebrais ocorrem quando fragmentos de placa ou um coágulo se desprendem da artéria carótida e fluem para o cérebro. O derrame é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade permanente em idosos.
Dependendo de sua gravidade, um derrame pode ser fatal.
Acessos para Hemodiálise
A hemodiálise é um tratamento que filtra o sangue, retirando dele substâncias tóxicas que se acumulam pelo não funcionamento dos rins. O sangue é levado a uma máquina, um rim artificial, onde passará por dispositivos filtradores e depois devolvido ao paciente.
Para a hemodiálise ser eficiente, necessita que um grande volume de sangue passe rapidamente pela máquina; para que o organismo consiga fornecer esse volume adequado, é necessário um acesso vascular que permita que uma grande quantidade de sangue chegue ao dialisador e retorne para o organismo simultaneamente.
Leia mais sobre Acessos para Hemodiálise na página completa.
Linfedema
É fundamental o seu diagnóstico em fases iniciais, pois o tratamento pode evitar a progressão da doença para as formas mais avançadas e limitantes.
Flebite ou Tromboflebite
Leia mais sobre Flebite ou Tromboflebite na página completa.
Embolização de Miomas Uterinos
É a obstrução intencional dos vasos sanguíneos nutridores dos miomas uterinos grandes, sangrantes, ou seja, que possuem indicação de remoção cirúrgica.
A embolização uterina é uma técnica minimamente invasiva que surgiu como uma alternativa à cirurgia convencional.
Leia mais sobre Embolização de Miomas Uterinos na página completa.
Trombose Venosa Profunda
A trombose venosa requer atenção imediata, pois se não tratada, um fragmento de coágulo pode se desprender e viajar para os pulmões, causando a embolia pulmonar, doença grave e potencialmente fatal.
Leia mais sobre Trombose Venosa Profunda na página completa.
Úlcera Venosa
O tratamento da úlcera tem como objetivo otimizar o retorno do sangue ao coração e cuidar do local da ferida com curativo adequado.
Varizes Pélvicas
É uma doença de difícil diagnóstico, porém quando comprovada, o tratamento instituído possui uma alta taxa de sucesso. Hoje em dia, soluções minimamente invasivas tomaram o lugar das cirurgias convencionais, proporcionando abordagens menos agressivas, com menos complicações e uma recuperação muito mais rápida.
Pé Diabético
O Pé Diabético engloba uma série de alterações que ocorrem nos pés de pacientes com o diagnóstico de Diabetes devido aos altos níveis de glicose na corrente sanguínea.
O melhor tratamento é a prevenção, controlando o Diabetes e cuidando da higiene e conforto dos pés.
Obstrução Arterial Periférica
Doença em que ocorre um processo de estreitamento da luz das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para os membros.
Vários fatores podem levar a este processo, como o envelhecimento, obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, sedentarismo e, principalmente, o hábito de fumar.
Os sintomas podem incluir dor na perna, especialmente ao caminhar.
Parar de fumar, controlar o diabetes e o colesterol, praticar exercícios físicos e adotar uma dieta saudável costumam melhorar o quadro em 80% dos pacientes. Quando essas alterações não são suficientes, medicamentos e/ou cirurgia podem ajudar.
Leia mais sobre Obstrução Arterial Periférica na página completa.