Check Up Vascular

Checkup Vascular
As doenças vasculares estão entre as maiores causas de morte no mundo, com destaque para acidente vascular cerebral (derrame), trombose venosa profunda e aneurisma da aorta.
Pensando nisso, o Instituto Barão Vascular incentiva pessoas de todas as idades a fazerem seu check up vascular regularmente, a fim de identificar pacientes com risco aumentado para o desenvolvimento de doenças vasculares, fazer o diagnóstico precoce e, quando necessário, realizar o tratamento adequado para evitar as complicações.
O que é o check up vascular?
O check up vascular é um programa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) que incentiva a população a buscar um especialista anualmente para prevenir as complicações e morte por doenças vasculares.
Por meio de uma consulta de rotina, o médico vascular avaliará os fatores de risco para as doenças vasculares, realizará o exame físico para identificar alterações na circulação e, se necessário, solicitará exames complementares.
Dessa maneira o médico vascular pode diagnosticar de forma precoce algumas doenças vasculares que não apresentam sintomas, mas que, se progredirem por falta de tratamento adequado, podem causar problemas graves e às vezes fatais.
Para se ter uma ideia, entre as 10 doenças que mais matam no mundo estão o acidente vascular cerebral (AVC) – do qual uma das causas é a obstrução das artérias carótidas – e o diabetes – que causa a obstrução dos vasos das pernas e de outros locais do corpo.
A boa notícia é que é possível prevenir ou controlar as complicações e mortes por doenças vasculares fazendo o check up vascular.
A pior sequela do AVC é a saudade
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o AVC afeta cerca de 15 milhões de pessoas mundialmente todos os anos, desse total, 5 milhões morrem e outros 5 milhões ficam permanentemente incapacitados.
Um estudo publicado na revista Stroke, da American Heart Association, alerta que fatores de risco para AVC (hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade, sedentarismo) estão se tornando comuns entre adultos jovens. Além disso, o Ministério da Saúde informou que cerca de 62.270 pessoas com menos de 45 anos morreram no país entre os anos 2000 e 2010 vítimas do AVC.
Aproximadamente 25% dos episódios de AVC ocorrem quando um fragmento de placa ou um coágulo se desprende da artéria carótida e flui para o cérebro. O exame conhecido como Doppler colorido das Carótidas leva ao diagnóstico precoce da doença, permitindo o início do tratamento adequado, diminuindo as chances de um AVC e consequentemente de suas sequelas. Esse exame, não invasivo e isento de complicações, é um dos recomendados pela SBACV no check up vascular.
A Aorta não avisa
Essa é a frase de combate ao aneurisma da aorta abdominal, uma doença silenciosa que, por não apresentar sintomas, muitas vezes não dá chance para o paciente procurar o tratamento antes de complicar com uma rotura. É importante ressaltar que, quando um aneurisma rompe, apenas 10% dos pacientes sobrevivem, 50% morrem antes do atendimento inicial, 30% aguardando a transferência para a cirurgia e 10% durante a cirurgia.
Quase 200.000 pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com aneurisma da aorta abdominal anualmente; aproximadamente 15.000 morrem a cada ano de um aneurisma roto. No Brasil, infelizmente não temos estudos sobre esses números, porém estima-se que a quantidade de mortes seja ainda maior devido à falta de diagnóstico precoce.
Um estudo randomizado controlado mostrou que, ao longo de 10 anos, o rastreamento com ultrassom com Doppler colorido da aorta em homens com idade entre 64 e 75 anos leva à redução da mortalidade por aneurisma da aorta abdominal em 73% do casos. Tal exame, que visa o diagnóstico precoce, também é um dos recomendados no check up vascular.
A cada 37 segundos uma pessoa morre por causa de um trombo sanguíneo: ouça o que suas pernas lhe dizem
Trombose venosa profunda é o termo utilizado quando o sangue coagula dentro de um veia profunda. Isso pode acontecer em qualquer lugar do corpo, porém, é mais comum nas pernas. Dentre as complicações da trombose está o tromboembolismo pulmonar (TEP), que ocorre quando o coágulo se desprende da veia e migra para o pulmão, causando complicações graves e até mesmo morte.
Calcula-se que o TEP cause aproximadamente 100 mil mortes por ano nos EUA e 300 mil na Europa, no entanto, sabemos que esses números são ainda maiores, já que muitos casos de morte súbita que ficam sem diagnóstico são causados por essa doença.
Converse com o Cirurgião Vascular sobre o seu risco de desenvolver uma trombose venosa profunda. Nesse caso, o check up vascular deve ser feito em toda a situação em que houver aumento de risco para a trombose, como em cirurgias complexas ou longas, obesidade, tabagismo, gestação, terapia de reposição hormonal, quimioterapia e voos de avião prolongados. Em alguns casos selecionados, um ultrassom Doppler venoso é realizado para avaliar a integridade do fluxo sanguíneo pelas veias.
Check up Vascular. Divulgue, participe e oriente as pessoas próximas a você!
Entre em contato com o Instituto Barão Vascular e agende sua consulta.
O que dizem nossos pacientes
Levei minha mãe para ouvir uma segunda opinião com o vascular. O Dr. Felipe foi muito atencioso, explicou tudo com muita clareza e paciência.
Valeria Oliveira
Fiz consulta com o doutor Felipe que prestou um ótimo atendimento, esclarecendo todas as dúvidas e foi muito atencioso. Recomendo!
Gabi Fagundes
Atendimento excelente desde a recepção. Dra. Vivian é muito atenciosa e esclarece todas as dúvidas com muita clareza. Super indico!
Marcia Tossi
Passei em consulta com a Dra Vivian! Ela é muito atenciosa, simpática, explica tudo direitinho. Excelente profissional!! Recomendo!!
Bruna Carbonell
Dr. Zally é um profissional excelente!!! Paciente, explica tudo direitinho, educado e deixa o paciente super confortável.
Barbara Valente
Dr Zally Reges e sua equipe são incríveis. Sou muito grata por todo o atendimento que recebi na clínica. Operei há dois anos com o Dr Zally e a cirurgia foi perfeita. Recomendo muito o Instituto!
Camila Ferraz
Dra Tatiane é super empática e atenciosa. Detalhista, explica tudo muito bem. Te dá segurança. As recepcionistas são super simpáticas e acolhedoras. A clinica é bem localizada e muito bem equipada e organizada.
Mar Made
O Atendimento na clínica é perfeito, desde as recepcionistas e os médicos, Dra Tatiane Gratão é um destaque.
Maga Barros
Excelente atendimento, Dr Rafael é um médico muito prestativo e me ajudou a melhorar consideravelmente todas as minhas queixas!!
Heloisa Fróis
Passei com o Dr Rafael e foi ótimo! Atendimento muito bom desde a recepção até o consultório.
Jessica Amorim
Excelente!!!! Dr. Marcos, atencioso, educado e até engraçado. Eu dou 10 para todos da clínica. As meninas, Dr. Marcos e Dr. Zally.
Marisa Squarzoni
Dr Marcos Vinícius muito atencioso. Explica tudo muito bem e tira todas as dúvidas. Recomendo.
Bruna Casemiro
Espetacular desde as Recepcionistas da clínica. Ambiente lindo e requintado, de muito bom gosto. Dr Felipe foi extremamente atencioso, claro e direto em suas explicações e avaliações preliminares. Elegante, muito educado e o mais importante: demonstra paixão pelo que faz e respeito ao próximo.
Mirian Jacob
Tudo perfeito, ambiente super acolhedor. Recepção impecável, super educadas e eficientes. Doutores competentes e profissionais. Muito respeito aos clientes.
valderes morales
Lugar extremamente agradável, recepcionistas super educadas e prestativas ótimo ambiente!
Leide Marques

Unidade Pompéia
Comercial Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 – Pompéia – São Paulo/SP
Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18h
Dúvidas ou agendamentos pelo WhatsApp: (11) 9 5937-4639 ou pelo telefone: (11) 4800-3030 ou (11) 4800-3031
Unidade Paulista
Edifício Praça Pamplona
Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP
Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18h
Dúvidas ou agendamentos pelo WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo telefone: (11) 94067-3952