Check Up Vascular

Tratamento artéria poplítea

Checkup Vascular

As doenças vasculares estão entre as maiores causas de morte no mundo, com destaque para acidente vascular cerebral (derrame), trombose venosa profunda e aneurisma da aorta.

Pensando nisso, o Instituto Barão Vascular incentiva pessoas de todas as idades a fazerem seu check up vascular regularmente, a fim de identificar pacientes com risco aumentado para o desenvolvimento de doenças vasculares, fazer o diagnóstico precoce e, quando necessário, realizar o tratamento adequado para evitar as complicações.

O que é o check up vascular?

O check up vascular é um programa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) que incentiva a população a buscar um especialista anualmente para prevenir as complicações e morte por doenças vasculares.

Por meio de uma consulta de rotina, o médico vascular avaliará os fatores de risco para as doenças vasculares, realizará o exame físico para identificar alterações na circulação e, se necessário, solicitará exames complementares.

O que é o check up vascular?

Dessa maneira o médico vascular pode diagnosticar de forma precoce algumas doenças vasculares que não apresentam sintomas, mas que, se progredirem por falta de tratamento adequado, podem causar problemas graves e às vezes fatais.

Para se ter uma ideia, entre as 10 doenças que mais matam no mundo estão o acidente vascular cerebral (AVC) – do qual uma das causas é a obstrução das artérias carótidas – e o diabetes – que causa a obstrução dos vasos das pernas e de outros locais do corpo.
A boa notícia é que é possível prevenir ou controlar as complicações e mortes por doenças vasculares fazendo o check up vascular.

 

A pior sequela do AVC é a saudade

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o AVC afeta cerca de 15 milhões de pessoas mundialmente todos os anos, desse total, 5 milhões morrem e outros 5 milhões ficam permanentemente incapacitados.

Um estudo publicado na revista Stroke, da American Heart Association, alerta que fatores de risco para AVC (hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade, sedentarismo) estão se tornando comuns entre adultos jovens. Além disso, o Ministério da Saúde informou que cerca de 62.270 pessoas com menos de 45 anos morreram no país entre os anos 2000 e 2010 vítimas do AVC.

Aproximadamente 25% dos episódios de AVC ocorrem quando um fragmento de placa ou um coágulo se desprende da artéria carótida e flui para o cérebro. O exame conhecido como Doppler colorido das Carótidas leva ao diagnóstico precoce da doença, permitindo o início do tratamento adequado, diminuindo as chances de um AVC e consequentemente de suas sequelas. Esse exame, não invasivo e isento de complicações, é um dos recomendados pela SBACV no check up vascular.

check up vascular

 

A Aorta não avisa

Essa é a frase de combate ao aneurisma da aorta abdominal, uma doença silenciosa que, por não apresentar sintomas, muitas vezes não dá chance para o paciente procurar o tratamento antes de complicar com uma rotura. É importante ressaltar que, quando um aneurisma rompe, apenas 10% dos pacientes sobrevivem, 50% morrem antes do atendimento inicial, 30% aguardando a transferência para a cirurgia e 10% durante a cirurgia.

Quase 200.000 pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com aneurisma da aorta abdominal anualmente; aproximadamente 15.000 morrem a cada ano de um aneurisma roto. No Brasil, infelizmente não temos estudos sobre esses números, porém estima-se que a quantidade de mortes seja ainda maior devido à falta de diagnóstico precoce.

Um estudo randomizado controlado mostrou que, ao longo de 10 anos, o rastreamento com ultrassom com Doppler colorido da aorta em homens com idade entre 64 e 75 anos leva à redução da mortalidade por aneurisma da aorta abdominal em 73% do casos. Tal exame, que visa o diagnóstico precoce, também é um dos recomendados no check up vascular.

aneurisma da aorta abdominal

 

A cada 37 segundos uma pessoa morre por causa de um trombo sanguíneo: ouça o que suas pernas lhe dizem

Trombose venosa profunda é o termo utilizado quando o sangue coagula dentro de um veia profunda. Isso pode acontecer em qualquer lugar do corpo, porém, é mais comum nas pernas. Dentre as complicações da trombose está o tromboembolismo pulmonar (TEP), que ocorre quando o coágulo se desprende da veia e migra para o pulmão, causando complicações graves e até mesmo morte.

Calcula-se que o TEP cause aproximadamente 100 mil mortes por ano nos EUA e 300 mil na Europa, no entanto, sabemos que esses números são ainda maiores, já que muitos casos de morte súbita que ficam sem diagnóstico são causados por essa doença.

Converse com o Cirurgião Vascular sobre o seu risco de desenvolver uma trombose venosa profunda. Nesse caso, o check up vascular deve ser feito em toda a situação em que houver aumento de risco para a trombose, como em cirurgias complexas ou longas, obesidade, tabagismo, gestação, terapia de reposição hormonal, quimioterapia e voos de avião prolongados. Em alguns casos selecionados, um ultrassom Doppler venoso é realizado para avaliar a integridade do fluxo sanguíneo pelas veias.

integridade do fluxo sanguíneo

Check up Vascular. Divulgue, participe e oriente as pessoas próximas a você!

Entre em contato com o Instituto Barão Vascular e agende sua consulta.

Nossas Unidades 

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Pompéia

Comercial Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 - Pompéia - São Paulo/SP
Atendimento de segunda a sexta-feira das 7:30h às 20h.
Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 95937-4639 ou pelos  telefones: (11) 4800-3030 | 4800-3031 | 3865-3049.

Unidade Paulista

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h.

Dúvidas ou agendamentos pelo   WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo  telefone: (11) 94067-3952

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular
Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Itaim Bibi

Edifício The Enterprise Center

R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar - Itaim Bibi - São Paulo /SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h. 

Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 93207-6315 ou pelo  telefone: (11) 93207-6315

whatsapp
Unidade Pompéia
Unidade Paulista
Unidade Itaim Bibi