Flebite ou Tromboflebite

Flebite ou Tromboflebite

É uma doença comum, estando associada a diversas condições de saúde. Historicamente considerada uma doença benigna, devido a sua localização superficial, o tratamento foi conservador durante muito tempo. Entretanto, o levantamento recente de altas taxas de evolução para trombose e embolia alertaram para a necessidade de abordagens diagnósticas e terapêuticas mais agressivas, visando evitar possíveis complicações.

O que é?

É uma condição patológica caracterizada pela reação inflamatória da parede e dos tecidos ao redor de uma veia superficial com ou sem a presença de um trombo em seu interior.
As causas de tromboflebite são inúmeras, porém as mais importantes são o uso de medicação intravenosa, trauma e varizes. A flebite também pode ser a manifestação inicial de várias doenças mais graves, como câncer, trombofilias e algumas doenças reumatológicas.

Sintomas

Manifesta-se por dor, vermelhidão e calor no trajeto da veia acometida. O coágulo no interior da veia geralmente é palpável como um cordão endurecido.
Deve ser consultado de imediato um médico, visto que uma flebite pode progredir para o sistema venoso profundo e causar uma trombose venosa profunda.

Diagnóstico

O diagnóstico é confirmado com o ultrassom doppler que visualiza o coágulo de sangue dentro da veia.

Tratamento

O tratamento depende da causa, da extensão e da veia acometida. É realizado com calor local e medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos. Quando a flebite for secundária a uma infecção, é necessário o uso de antibióticos. Em alguns casos, é necessário o uso de um anticoagulante para evitar a progressão para trombose venosa profunda. Quando as veias varicosas foram a causa do tromboflebite, fica claro o benefício do tratamento das varizes para diminuir o risco de um novo episódio.

Av Francisco Matarazzo 1752 Conj. 317 - Pompéia - São Paulo/SP
Atendimento em horário comercial pelo Telefone: (11) 4800-3030 ou pelo Whatsapp: (11) 95937-4639

Fale Conosco

 

Você pode tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta enviando uma mensagem no formulário abaixo. Entre em contato também pelos telefones: (11) 4800-3030 | 4800-3031 | 3865-3049 | (11) 95937-4639

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook | Instagram

 

Whatsapp