Tromboflebite: Causas, Sintomas e Tratamento

Tratamento Para Tromboflebite

Flebite ou Tromboflebite

É uma doença comum, estando associada a diversas condições de saúde. Historicamente considerada uma doença benigna, devido a sua localização superficial, o tratamento foi conservador durante muito tempo. Entretanto, o levantamento recente de altas taxas de evolução para trombose e embolia alertaram para a necessidade de abordagens diagnósticas e terapêuticas mais agressivas, visando evitar possíveis complicações.

O que é Tromboflebite

A tromboflebite (ou apenas flebite) é uma condição bastante comum em que a trombose (coagulação do sangue) ocorre em uma veia superficial provocando uma reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos em grau variado. Ou seja, é uma trombose venosa superficial.

Como não há acometimento do sistema venoso profundo, como na trombose venosa profunda (TVP), é um quadro de evolução muito mais favorável e com menos chances de complicações graves. O diagnóstico correto e precoce, bem como o tratamento adequado, são importantes para impedir a evolução do quadro para uma TVP.

Diferença da Flebite e da Trombose Venosa Profunda

Principais causas da Tromboflebite

Há dois fatores de risco para a tromboflebite que não podem ser esquecidos: varizes e acesso venoso para infundir soro ou medicamentos. No caso das varizes, como a veia superficial encontra-se dilatada e tortuosa, o sangue progride pela veia de uma maneira mais lenta; essa estase sanguínea, acaba por predispor à coagulação do sangue, levando a um quadro de tromboflebite da veia varicosa, quadro esse também chamado de varicotromboflebite.

Flebite em uma Veia Vericosa Tromboflebite

Em relação aos acessos venosos, a própria punção já representa uma agressão ao vaso, o que pode, por si só, desencadear o processo da tromboflebite. Além disso, o medicamento infundido é capaz de lesar a parede da veia, desencadeando o mesmo processo.

Fatores de Risco da Tromboflebite

Alguns outros fatores de risco são os mesmos para os dois tipos de trombose, tanto superficial (tromboflebite) quanto profunda (TVP): idade, obesidade, gestação, puerpério, pós-operatório, tabagismo, contraceptivo oral, terapia de reposição hormonal, infecção, imobilização, neoplasias (câncer), viagem aérea, trombofilias (doenças genéticas que predispõem à formação de trombos na circulação) e até alguns tipos de vasculites.

Quais são os principais sintomas da Tromboflebite

Os sintomas são: dor, vermelhidão e aumento de temperatura no trajeto da veia acometida. Em alguns casos, pode-se sentir um cordão endurecido na região acometida (que é a própria veia com trombo no seu interior, que fica palpável).

Flebite ou Tromboflebite

Qualquer um que apresentar esses sintomas deve procurar e consultar um médico imediatamente, visto que uma tromboflebite pode progredir para o sistema venoso profundo e causar uma trombose venosa profunda, quadro esse com complicações agudas e tardias muito mais graves.

Como diagnósticar a Tromboflebite?

O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, pela história e exame físico do paciente. Porém, é sempre recomendado a realização de um ultrassom Doppler colorido do membro afetado, para confirmar o diagnóstico, avaliar a extensão da doença e excluir o acometimento do sistema venoso profundo concomitante.

Diagnostico da Tromboflebite

Quais são as principais complicações da Tromboflebite?

O trombo pode progredir para o sistema venoso profundo, causando a trombose venosa profunda, que por sua vez pode cursar com o tromboembolismo pulmonar, quadro grave e, às vezes, fatal. Porém, a maior parte dos casos de tromboflebite tem evolução favorável e não evolui para complicações.

Como funciona o tratamento para Tromboflebite?

O tratamento depende da causa, da extensão da tromboflebite e da veia acometida. Nos casos não complicados, orientamos apenas compressa morna, anti-inflamatórios e analgésicos; nos casos de sintomatologia mais exuberante, podem ser usados anticoagulantes.

Quando há uma proximidade importante com o sistema venoso profundo ou quando já se observa acometimento do mesmo, os anticoagulantes são mandatórios. Quando as veias varicosas foram a causa da tromboflebite (varicotromboflebite), fica claro o benefício do tratamento das varizes para diminuir o risco de um novo episódio. Quando a flebite é secundária a uma infecção, é necessário o uso de antibióticos.

Importante saber que a maioria dos casos tem evolução favorável, com remissão dos sintomas em 1-3 semanas de tratamento. A veia pode continuar palpável por semanas a meses, contudo, apesar de sentir o “cordão endurecido” no trajeto da veia, não há mais dor ao palpá-la.

Entre em contato com o Instituto Barão Vascular e agende sua consulta.

O que dizem nossos pacientes

Unidade Pompéia

Comercial Casa das Caldeiras

Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 – Pompéia – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18h

Dúvidas ou agendamentos pelo WhatsApp: (11) 9 5937-4639 ou pelo telefone: (11) 4800-3030 ou (11) 4800-3031

Unidade Pompéia

Unidade Paulista

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18h

Dúvidas ou agendamentos pelo WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo telefone: (11) 94067-3952

Unidade Paulista

Unidade PaulistaInstituto Barão Vascular Instituto Barão VascularInstituto Barão VascularInstituto Barão VascularInstituto Barão VascularInstituto Barão VascularInstituto Barão Vascular
whatsapp

Unidade Pompéia


Unidade Paulista