Varizes: O que são, Causas e Tratamentos

Médico de Veia

Telemedicina Barão Vascular

Consulta online via Telemedicina. Praticidade e comodidade para quem está fora da cidade de São Paulo.
Excelência no cuidado sem sair de casa.
Tranquilidade para você e sua família.

O que são Varizes e como tratar?

As varizes dos membros inferiores são veias superficiais das pernas que tornam-se visíveis, salientes e tortuosas.

Em pessoas com predisposição a varizes, veias normais que são responsáveis por drenar o sangue para o coração, sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, acumulando o sangue em seu interior.

Sete em cada dez pessoas sofrem com varizes. Se não forem tratadas, as varizes podem piorar.

Médico de Veia
Equipe Médica Instituto Barão Vascular

O que são Varizes?

Varizes são veias superficiais das pernas que se tornam dilatadas e tortuosas. 

Varizes dos Membros Inferiores

Em pessoas com predisposição ao desenvolvimento de varizes, veias normais das pernas sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, acumulando o sangue nas pernas.

Fluxo do Sangue em uma Veia Varicosa

Quatro em cada dez pessoas sofrem com varizes. Além do inconveniente estético, as varizes causam dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas. Se não forem tratadas, podem aumentar e gerar complicações, como o escurecimento e inflamação da pele, úlceras e trombose.

Fatores e Causas das Varizes

• Histórico familiar
O risco de desenvolver veias varicosas aumenta se um parente próximo apresentar a doença. Isso significa que as veias varicosas tem um forte componente hereditário.

Fatores e Causas da Varizes

    • Sexo feminino
      As mulheres têm maior probabilidade de serem afetadas por varizesdo que os homens. Estudos sugerem que isso pode ser devido aos hormônios femininos relaxarem a parede das veias, tornando as válvulas mais propensas a falhar.
    • Idade avançada

Conforme você envelhece, suas veias começam a perder a elasticidade e as válvulas dentro delas param de funcionar também.

  • Trabalhar por longos períodos em pé ou sentado

Algumas pesquisas sugerem que trabalhos que exigem longos períodos em pé podem aumentar o risco de causar varizes. Isso ocorre porque seu sangue não flui tão facilmente quando você fica em pé por longos períodos.

  • Gestação

Durante a gravidez, a quantidade de sangue aumenta para ajudar a sustentar o desenvolvimento do bebê. Isso coloca uma pressão extra em suas veias. O aumento dos níveis hormonais durante a gravidez também causa o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos, o que também aumenta o risco. As veias varicosas também podem se desenvolver à medida que o útero começa a crescer. Conforme o útero se expande, ele pressiona as veias da região pélvica, o que às vezes pode causar varizes. Embora estar grávida possa aumentar o risco de desenvolver veias varicosas, a maioria das mulheres percebe que suas veias melhoram significativamente após o nascimento do bebê.

  • Obesidade

O excesso de peso aumenta a pressão sobre as veias, o que significa que elas precisam trabalhar mais para enviar o sangue de volta ao coração. Isso pode aumentar a pressão nas válvulas, tornando-as mais sujeitas a falharem. O impacto do peso corporal no desenvolvimento de veias varicosas parece ser mais significativo nas mulheres.

  • Diagnóstico das Varizes

Um cirurgião vascular avaliará o seu histórico médico, fará um exame físico e examinará suas veias superficiais. Você provavelmente será encaminhado para um exame de ultrassonografia com Doppler para mapear as suas veias varicosas. É um exame indolor que usa ondas de alta frequência para medir o calibre e a presença de refluxo nas veias. O exame ajuda o médico a determinar a gravidade da doença e a origem das varizes.

Ultrassom Douppler Venoso Importante Exame para o Mapeamento das Varizes dos Membros Inferiores

 

Opções de Tratamentos para as Varizes

Quando houver indicação, o cirurgião vascular recomendará tratamentos adicionais para livrar as pernas das varizes. Atualmente dispomos de:

  •  Escleroterapia com Polidocanol – Conhecido como Espuma

É o tratamento das varizes por meio da injeção de um medicamento em forma de espuma. É realizado em consultório médico. O médico injeta um produto químico nas veias varicosas; este medicamento causa a lesão da parede da veia, promovendo inflamação com posterior “fechamento” e desaparecimento da veia varicosa.

Excleroterapia com Polidocanol

O médico realiza pequenas incisões através das quais as veias doentes são removidas. Este é um procedimento geralmente feito sob raquianestesia. Em alguns casos selecionados, há a possibilidade de realização deste tratamento no consultório, sob anestesia local. Os pacientes podem retomar suas atividades normais após alguns dias do procedimento.

Cirurgia de Varizes

  • Ablação com Laser ou Radiofrequência

Método utilizado quando houver também comprometimento das veias safenas. É um procedimento em que se insere um cateter fino e flexível na veia comprometida que envia uma energia que oclui a veia doente. Substitui a remoção da veia safena de forma convencional, que costuma gerar incisões maiores, dor mais intensa e recuperação mais lenta no pós-operatório.

Ablação com Laser ou Radiofrequência

Como Prevenir Varizes

Independentemente do tratamento para varizes proposto, o fato de já ter retirado uma veia doente não impede que as varizes reapareçam. Por isso, mudanças no estilo de vida são recomendadas:

  • Evite ficar muito tempo na mesma posição
    As posições prolongadas em pé parado e sentado devem ser evitadas. A gravidade e a falta de movimento favorecem a estagnação do sangue nas veias. Caso o seu trabalho exija que permaneça longos períodos na mesma posição, é necessário andar um pouco durante o dia ou fazer movimentos circulares com os pés. Do mesmo modo, durante as viagens longas de carro, ônibus ou avião, crie o mesmo hábito.
  • Pratique atividade física
    Praticar caminhadas regularmente é um dos exercícios mais benéficos para a circulação venosa. A planta dos pés, devido a presença de extensa rede de veias, funciona como uma bomba que movimenta o sangue. A cada passo, essas veias são comprimidas, o que impulsiona o sangue para cima até as pernas. Depois, a contração dos músculos das panturrilhas favorece a subida do sangue até ao coração.
    Por estas razões, a prática da ginástica, do ciclismo, dança, natação, entre outras atividades também favorecem a circulação venosa.

Pratique Atividade Física

  • Evite obesidade
    O excesso de peso é responsável pelo aumento da pressão sanguínea nas veias. Por isso deve-se realizar uma alimentação rica em fibras e pobre em gorduras saturadas com o intuito de manter ou atingir o peso ideal. Todas essas práticas associadas ao emprego de meias elásticas de compressão graduada podem ajudar a diminuir ou prevenir a ocorrência de varizes.

Evite Obesidade

Entre em contato com o Instituto Barão e agende sua consulta.

Nossas Unidades 

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Pompéia

Comercial Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 - Pompéia - São Paulo/SP
Atendimento de segunda a sexta-feira das 7:30h às 20h.
Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 95937-4639 ou pelos  telefones: (11) 4800-3030 | 4800-3031 | 3865-3049.

Unidade Paulista

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h.

Dúvidas ou agendamentos pelo   WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo  telefone: (11) 94067-3952

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular
Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Itaim Bibi

Edifício The Enterprise Center

R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar - Itaim Bibi - São Paulo /SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h. 

Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 93207-6315 ou pelo  telefone: (11) 93207-6315

whatsapp
Unidade Pompéia
Unidade Paulista
Unidade Itaim Bibi
X