Varizes: O que são, Causas e Tratamentos

Médico de Veia

Telemedicina Barão Vascular

Consulta online via Telemedicina. Praticidade e comodidade para quem está fora da cidade de São Paulo.
Excelência no cuidado sem sair de casa.
Tranquilidade para você e sua família.

O que são Varizes e como tratar?

As varizes dos membros inferiores são veias superficiais das pernas que tornam-se visíveis, salientes e tortuosas.

Em pessoas com predisposição a varizes, veias normais que são responsáveis por drenar o sangue para o coração, sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, acumulando o sangue em seu interior.

Sete em cada dez pessoas sofrem com varizes. Se não forem tratadas, as varizes podem piorar.

Médico de Veia
Equipe Médica Instituto Barão Vascular

O que são Varizes?

Varizes são veias superficiais das pernas que se tornam dilatadas e tortuosas. 

Varizes dos Membros Inferiores

Em pessoas com predisposição ao desenvolvimento de varizes, veias normais das pernas sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, acumulando o sangue nas pernas.

Fluxo do Sangue em uma Veia Varicosa

Quatro em cada dez pessoas sofrem com varizes. Além do inconveniente estético, as varizes causam dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas. Se não forem tratadas, podem aumentar e gerar complicações, como o escurecimento e inflamação da pele, úlceras e trombose.

Fatores e Causas das Varizes

• Histórico familiar
O risco de desenvolver veias varicosas aumenta se um parente próximo apresentar a doença. Isso significa que as veias varicosas tem um forte componente hereditário.

Fatores e Causas da Varizes

    • Sexo feminino
      As mulheres têm maior probabilidade de serem afetadas por varizesdo que os homens. Estudos sugerem que isso pode ser devido aos hormônios femininos relaxarem a parede das veias, tornando as válvulas mais propensas a falhar.
    • Idade avançada

Conforme você envelhece, suas veias começam a perder a elasticidade e as válvulas dentro delas param de funcionar também.

  • Trabalhar por longos períodos em pé ou sentado

Algumas pesquisas sugerem que trabalhos que exigem longos períodos em pé podem aumentar o risco de causar varizes. Isso ocorre porque seu sangue não flui tão facilmente quando você fica em pé por longos períodos.

  • Gestação

Durante a gravidez, a quantidade de sangue aumenta para ajudar a sustentar o desenvolvimento do bebê. Isso coloca uma pressão extra em suas veias. O aumento dos níveis hormonais durante a gravidez também causa o relaxamento da parede dos vasos sanguíneos, o que também aumenta o risco. As veias varicosas também podem se desenvolver à medida que o útero começa a crescer. Conforme o útero se expande, ele pressiona as veias da região pélvica, o que às vezes pode causar varizes. Embora estar grávida possa aumentar o risco de desenvolver veias varicosas, a maioria das mulheres percebe que suas veias melhoram significativamente após o nascimento do bebê.

  • Obesidade

O excesso de peso aumenta a pressão sobre as veias, o que significa que elas precisam trabalhar mais para enviar o sangue de volta ao coração. Isso pode aumentar a pressão nas válvulas, tornando-as mais sujeitas a falharem. O impacto do peso corporal no desenvolvimento de veias varicosas parece ser mais significativo nas mulheres.

  • Diagnóstico das Varizes

Um cirurgião vascular avaliará o seu histórico médico, fará um exame físico e examinará suas veias superficiais. Você provavelmente será encaminhado para um exame de ultrassonografia com Doppler para mapear as suas veias varicosas. É um exame indolor que usa ondas de alta frequência para medir o calibre e a presença de refluxo nas veias. O exame ajuda o médico a determinar a gravidade da doença e a origem das varizes.

Ultrassom Douppler Venoso Importante Exame para o Mapeamento das Varizes dos Membros Inferiores

 

Opções de Tratamentos para as Varizes

Quando houver indicação, o cirurgião vascular recomendará tratamentos adicionais para livrar as pernas das varizes. Atualmente dispomos de:

  •  Escleroterapia com Polidocanol – Conhecido como Espuma

É o tratamento das varizes por meio da injeção de um medicamento em forma de espuma. É realizado em consultório médico. O médico injeta um produto químico nas veias varicosas; este medicamento causa a lesão da parede da veia, promovendo inflamação com posterior “fechamento” e desaparecimento da veia varicosa.

Excleroterapia com Polidocanol

O médico realiza pequenas incisões através das quais as veias doentes são removidas. Este é um procedimento geralmente feito sob raquianestesia. Em alguns casos selecionados, há a possibilidade de realização deste tratamento no consultório, sob anestesia local. Os pacientes podem retomar suas atividades normais após alguns dias do procedimento.

Cirurgia de Varizes

  • Ablação com Laser ou Radiofrequência

Método utilizado quando houver também comprometimento das veias safenas. É um procedimento em que se insere um cateter fino e flexível na veia comprometida que envia uma energia que oclui a veia doente. Substitui a remoção da veia safena de forma convencional, que costuma gerar incisões maiores, dor mais intensa e recuperação mais lenta no pós-operatório.

Ablação com Laser ou Radiofrequência

Como Prevenir Varizes

Independentemente do tratamento para varizes proposto, o fato de já ter retirado uma veia doente não impede que as varizes reapareçam. Por isso, mudanças no estilo de vida são recomendadas:

  • Evite ficar muito tempo na mesma posição
    As posições prolongadas em pé parado e sentado devem ser evitadas. A gravidade e a falta de movimento favorecem a estagnação do sangue nas veias. Caso o seu trabalho exija que permaneça longos períodos na mesma posição, é necessário andar um pouco durante o dia ou fazer movimentos circulares com os pés. Do mesmo modo, durante as viagens longas de carro, ônibus ou avião, crie o mesmo hábito.
  • Pratique atividade física
    Praticar caminhadas regularmente é um dos exercícios mais benéficos para a circulação venosa. A planta dos pés, devido a presença de extensa rede de veias, funciona como uma bomba que movimenta o sangue. A cada passo, essas veias são comprimidas, o que impulsiona o sangue para cima até as pernas. Depois, a contração dos músculos das panturrilhas favorece a subida do sangue até ao coração.
    Por estas razões, a prática da ginástica, do ciclismo, dança, natação, entre outras atividades também favorecem a circulação venosa.

Pratique Atividade Física

  • Evite obesidade
    O excesso de peso é responsável pelo aumento da pressão sanguínea nas veias. Por isso deve-se realizar uma alimentação rica em fibras e pobre em gorduras saturadas com o intuito de manter ou atingir o peso ideal. Todas essas práticas associadas ao emprego de meias elásticas de compressão graduada podem ajudar a diminuir ou prevenir a ocorrência de varizes.

Evite Obesidade

Entre em contato com o Instituto Barão e agende sua consulta.

Convênios

Consulte aqui a lista dos planos de saúde atendidos no Instituto Barão. Em caso de dúvida sobre a cobertura do plano, informe-se no: 11 4800-3030 ou 11 95937-4639

Teste online

Dor, pernas pesadas ou cansadas são sintomas que podem significar o início da Doença Venosa. Preencha o “check-up venoso” e verifique se sofre dessa doença.

Agendamento
Doctoralia

Agende sua consulta online
Os convênios atendidos podem variar de acordo com cada profissional.

whatsapp
Unidade Pompéia
Unidade Paulista
Unidade Itaim Bibi
Unidade Tatuapé
Unidade Morumbi
X