Mitos e Verdades Sobre Varizes

Depilação

Depilação com Cera Quente causa Varizes – Mito

Pode ficar tranquila que fazer depilação com cera quente não vai fazer com que as varizes apareçam. Pode continuar com esse método de depilação sem se preocupar com varizes e vasinhos.

Salto Alto causa Varizes – Mito

Nenhuma pesquisa científica provou que o salto alto causa varizes. No entanto, sabemos que o salto alto limita a movimentação da panturrilha prejudicando a bomba muscular que ajuda a impulsionar o sangue de volta ao coração. Isso pode acabar piorando o cansaço e peso das pernas no final do dia. Portanto, não precisa parar de usar salto alto, mais lembre-se da importância de levantar mais frequentemente e dos exercícios com a panturrilha para estimular a circulação.

Pílula Anticoncepcional causa Varizes – Verdade

Sabemos que os hormônios estrogênio e progesterona estão associados ao surgimento de varizes e vasinhos. Sabemos também que as pílulas anticoncepcionais são compostas de ambos ou de um desses hormônios. Porém é fato que esses hormônios são produzidos naturalmente pelo corpo da mulher em quantidades maiores que o encontrado em uma pílula.

Outra informação importante é que a literatura nos mostra que o fator mais importante para o aparecimento das varizes é a hereditariedade, ou seja, sua genética. Sendo assim podemos concluir que a pílula contribui sim para o surgimento das varizes e vasinhos, porém de maneira pouco significativa se levarmos em consideração que a mulher já produz naturalmente esses hormônios e que há outros fatores de risco mais importantes para o aparecimento delas.

Gravidez Provoca Varizes – Verdade

A notícia não é boa para as gestantes. Os hormônios produzidos na gravidez tornam as paredes das veias mais elásticas, facilitando sua dilatação. O aumento no volume de sangue circulando pelo corpo da mulher e a retenção de água também são fatores que contribuem para o aparecimento das varizes. Além disso, o crescimento do bebê comprime algumas veias e dificulta o retorno do sangue das pernas.

Viagens Longas Prejudicam a Circulação – Verdade

Ficar mais de seis horas sentado sem se movimentar prejudica a circulação das pernas, o que pode levar ao aparecimento de vasos ou varizes. Nessas situações, é recomendado mexer-se de hora em hora. Vale levantar, andar um pouco ou até mesmo movimentar os pés como se estivesse pisando no acelerador do carro.

Varizes só Aparecem em Pessoas Mais Velhas – Mito

As varizes podem aparecer a partir dos 15 anos em mulheres geneticamente predispostas. No entanto, algumas pessoas ainda associam esse problema à velhice. O processo de aparecimento dos vasinhos e varizes tem uma evolução contínua e lenta, por isso as pessoas têm a impressão de que o problema só aparece em idosos, o que não é verdade.

Praticar Atividade Física Melhora a Circulação – Verdade

Essa é inquestionável, mas há quem ainda duvide dos resultados dos exercícios físicos. Todos os tipos de atividades são benéficas, no entanto, para ter melhores resultados no tratamento e prevenção das varizes é preciso apenas ter atenção aos resultados e escolher a melhor opção. O melhor é priorizar os aeróbicos, como caminhada, bicicleta e natação, que têm caráter preventivo e melhoram as varizes porque auxiliam na função da panturrilha.

Musculação causa Varizes – Mito

O sedentarismo é uma importante causa das veias varicosas. Exercício estimula a circulação sanguínea e ajuda a prevenir as varizes. Porém, se você sente dores nas pernas, consulte primeiro um vascular para que ele possa diagnosticar a causa da dor e assim orientar o melhor exercício.

Cruzar as Pernas causa Varizes – Mito

Cruzar as pernas não tem nenhuma relação com varizes. O importante é evitar ficar na mesma posição durante longos períodos.

Após a Cirurgia de Varizes, a Pessoa Terá a Circulação do Sangue Prejudicada – Mito

A cirurgia de varizes tem a função oposta, ou seja, ajudar a circulação sanguínea. Removendo as veias varicosas, o sangue não mais terá dificuldade para voltar para o coração, ajudando a circulação.

Mesmo Após a Cirurgia, as Varizes Reaparecem – Verdade

Entre outros fatores, o aparecimento das varizes está relacionado à suscetibilidade genética do indivíduo, coisa que não conseguimos alterar com a cirurgia. Assim, veias que hoje são normais podem ficar doentes no futuro, dando a impressão que elas voltaram, mas na verdade foram outras veias que se tornaram doentes.

O importante após a cirurgia é diminuir os fatores de risco que conseguimos modificar (obesidade, sedentarismo, trabalhar por longos períodos sentado ou em pé). Assim, se você quiser diminuir a velocidade de aparecimento de novas varizes e vasinhos, pratique atividade física, controle o seu peso e evite longos períodos sentado. Se não conseguir, lembre-se sempre que a meia elástica pode ajudar.

Meias Elásticas Melhoram a Circulação das Pernas – Verdade

O uso de meia elástica comprime as veias ajudando o sangue a retornar para o coração. Isso auxilia a circulação venosa principalmente quando ficamos muito tempo em pé parado ou sentado por longos períodos.

As Varizes Podem ser um Problema Genético – Verdade

Se seus pais têm varizes, há mais chances de você apresentar o problema. Um estudo demonstrou um risco bastante significativo (de até 90%) de desenvolvimento de varizes em pacientes cujos pais tivessem varizes, de 62% se apenas a mãe apresentasse a doença e de 25% se apenas o pai fosse o portador.

As Mulheres são mais Propensas a Desenvolver Varizes do que os Homens – Verdade

Estudos demonstraram que, devido a fatores hormonais, as mulheres apresentam 2 a 3 vezes mais chance de apresentar varizes do que os homens.

Os CONVÊNIOS ATENDIDOS podem
variar de acordo com CADA
PROFISSIONAL
Agendar Consulta
whatsapp