Mitos e Verdades sobre o Pós-Operatório da Cirurgia de Varizes a Laser

Quais as Complicações da Cirurgia de varizes

Mitos e Verdades sobre a Cirurgia de Varizes a Laser

Um dos grandes avanços na cirurgia de varizes nos últimos anos foi a introdução do Laser no arsenal terapêutico do médico vascular. Ele é utilizado principalmente nos casos em que há indicação do tratamento da veia safena. Esse método diminuiu vários inconvenientes no pós-operatório da cirurgia convencional das varizes. As vantagens são inúmeras, entre elas:

  • Retorno ao trabalho mais rápido
  • Menos dor no pós operatório
  • Menor número e tamanho dos cortes na pele.
  • Menor formação de hematoma e assim menor risco de manchas indesejadas
  • Retorno à atividade física mais precocemente

Abaixo listamos algumas das principais dúvidas em relação ao pós-operatório da cirurgia de varizes quando utilizamos o Laser. É importante ressaltar que cada paciente reage de uma maneira a um procedimento cirúrgico. Nosso objetivo é explicar como é a recuperação de uma maneira geral, mas sempre lembrando que cada caso tem suas particularidades.

Após a Cirurgia de Varizes com Laser Endovenoso Posso Andar ou Preciso Ficar em Repouso Absoluto?

Não recomendamos repouso absoluto nem na cirurgia convencional nem na cirurgia a Laser de varizes.

Hoje em dia, estimulamos que o paciente levante-se o mais precocemente possível (o que chamamos de deambulação precoce) para reduzir o risco de uma trombose venosa inesperada no pós operatório. Neste sentido, a cirurgia com a utilização do Laser endovenoso é extremamente benéfica, por ser menos invasiva, causa menos dor, permitindo assim que essa mobilização precoce seja feita mais frequentemente e com menor desconforto para o paciente. Atualmente, o “repouso absoluto” ocorre basicamente apenas durante o ato cirúrgico. A partir do momento que o paciente acorda após o procedimento, já estimulamos a movimentação das pernas para estimular a circulação do membro inferior.

Sendo assim, o repouso recomendado é relativo, ou seja, intercalamos períodos de repouso com as pernas elevadas com períodos de caminhadas. Com a utilização do Laser, mesmo este período de repouso relativo é abreviado (geralmente dois dias) permitindo que o paciente retorne logo às suas atividades habituais e ao trabalho.

Após a Cirurgia de Varizes com Laser eu Posso Subir Escadas?

Sim. Subir ou descer alguns lances de escada no pós-operatório não é um problema.

Porém, é importante lembrar que se você exagerar (por exemplo: subir vários lances de uma vez), poderá sentir dores nas pernas.

A utilização do Laser diminui muito a dor pós-operatória, e em poucos dias você não sentirá desconforto algum ao subir e descer escadas.

Em Quanto Tempo Posso Reiniciar Minha Atividade Física?

Geralmente liberamos para a realização de atividade física moderada ou exercícios mais vigorosos após 7 a 10 dias do procedimento. Lembrando que andar em casa, ir ao banheiro, subir poucos lances de escada podem e devem ocorrer no mesmo dia do procedimento. O objetivo é estimular a musculatura e as veias da perna o mais precocemente possível, o que ajudar na prevenção de complicações – em especial a trombose venosa profunda.

Neste tópico voltamos a enfatizar que a recuperação tem particularidades de paciente para paciente, pois nenhuma pessoa é igual à outra. O fator mais importante que determinará o melhor momento para o seu retorno às atividades físicas é a dor/desconforto nas pernas. Tudo é uma questão de equilíbrio: se você iniciar muito precocemente ou exagerar no exercício, sentirá dores nas pernas.

Em Quanto Tempo eu Posso Voltar a Dirigir?

Quando utilizamos o Laser na cirurgia de varizes, em dois dias você já pode retomar as suas atividades normais: e isso incluir dirigir!
Em Quanto Tempo Posso Retornar ao Trabalho?

Isso depende muito do tipo de trabalho que você exerce. Mas, em geral, com a utilização do Laser para tratamento de varizes, não é necessário ficar em casa mais do que 2 a 3 dias, podendo logo voltar ao seu trabalho.
Posso Tomar Sol?

Não pode. Por algumas semanas, até que os hematomas desapareçam, as pernas não devem ser expostas ao sol, para evitar o surgimento de manchas na pele.

Eu Tenho Risco de ter Trombose Quando Faço Cirurgia das Varizes?

Sim. Em qualquer cirurgia você tem risco de ter uma trombose. As cirurgias mais associadas com trombose são as cirurgias ortopédicas. Mesmo assim, cirurgias das veias dos membros inferiores também podem ter essa complicação. O risco é baixo, na faixa de 0 a 3% independente da técnica escolhida (cirurgia convencional ou com Laser). E esse risco diminui ainda mais se você seguir as orientações do seu médico.
Eu Posso Fazer Cirurgia a Laser no Consultório sem Precisar de Internação Hospitalar?

Sim. Se levarmos em consideração apenas o tratamento da safena com Laser endovenoso é possível fazer o procedimento no consultório sob anestesia local.

As veias colaterais (aquelas veias mais dilatadas, visíveis) também podem sem retiradas com anestesia local, desde que não seja uma quantidade muito grande.

Se você não quer ter o trabalho de ao hospital, mas deseja tratar as suas varizes, converse com seu cirurgião vascular sobre a possibilidade de tratamento com anestesia local no consultório. Nós, do Instituto Barão, contamos com estrutura e equipamentos que permitem a realização do procedimento no próprio consultório com toda comodidade para os nossos pacientes.

O que Fazer se eu Tiver Algum Problema no Pós-Operatório?

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, nós, do Instituto Barão, sempre explicamos passo a passo o pós-operatório da cirurgia. Orientamos detalhadamente o que é considerado normal no período de recuperação. Deixamos estas orientações todas por escrito também. Porém, se algo esta diferente do que foi orientado ou se você tem alguma dúvida, a melhor opção é entrar em contato com o seu cirurgião para que ele te diga como proceder.

Os CONVÊNIOS ATENDIDOS podem
variar de acordo com CADA
PROFISSIONAL
Agendar Consulta
whatsapp