Obstrução Arterial

Obstrução Arterial

A Doença Arterial Obstrutiva Crônica ocorre quando há a obstrução das artérias responsáveis pelo fluxo sanguíneo distribuído, principalmente, para a região das pernas e dos pés. 

O tratamento geral consiste na mudança de hábitos e uso de medicamentos. Em casos mais avançados, uma intervenção cirúrgica poderá ser recomendada.

Obstrução Arterial

A doença arterial obstrutiva crônica é uma condição em que ocorre o estreitamento e/ou oclusão das artérias que transportam o sangue para os membros do corpo, na maior parte das vezes para as pernas e os pés.

Quando os vasos sanguíneos ficam estreitos ou ocluídos, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado, levando a uma série de complicações.

Causa

Esse processo é geralmente causado pela aterosclerose, onde placas de gordura, colesterol e outros tipos de substâncias se acumulam nas paredes das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo. Pode se manifestar com infarto ou angina (quando as artérias coronárias são afetadas), dor e claudicação nos membros inferiores (quando as pernas são afetadas) e AVC, acidente vascular cerebral (quando as carótidas são comprometidas).

Sintomas

Os sintomas dependerão do estágio da doença em que o paciente se encontra.

Quando no estágio inicial, os sintomas são mínimos ou quase nulos. Quando a condição evolui, certo desconforto pode ser apresentado e o paciente pode passar a sentir dor quando realiza atividades físicas, ainda que leves, como uma caminhada.

Conforme o estágio vai avançando, menos o paciente consegue caminhar. Em um estágio grave, as dores são apresentadas mesmo quando o paciente está descansando e gangrena (feridas) começam a aparecer.

Diagnóstico

Exames físicos e histórico clínico do paciente podem ser solicitados, assim como exames complementares, como o Ultrassom Doppler, visando um diagnóstico mais preciso.

Tratamento

O tratamento aplicado dependerá diretamente do estágio da doença.

A Obstrução Arterial inicialmente pode ser combatida com uma mudança de hábitos, como alterar a rotina de alimentação e aderir a exercícios físicos (quando indicado). Além disso, medicamentos poderão ser prescritos.

Nos casos mais avançados, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária. As técnicas variam desde uma cirurgia aberta até a técnica endovascular.

Quando na Cirurgia Aberta, é realizada desde uma remoção mecânica da placa de gordura até ponte de safena – quando há o reposicionamento da veia safena de forma a ligar a parte superior da artéria comprometida à parte inferior à obstrução.

Pode ser realizada também uma Angioplastia, uma técnica minimamente invasiva que desobstrui a região através de balões e stents.

Unidade Pompéia

Comercial Casa das Caldeiras

Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 – Pompéia – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18h

Dúvidas ou agendamentos pelo WhatsApp: (11) 9 5937-4639 ou pelo telefone: (11) 4800-3030 ou (11) 4800-3031

Unidade Pompéia

Unidade Paulista

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18h

Dúvidas ou agendamentos pelo WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo telefone: (11) 94067-3952

Unidade Paulista

whatsapp

Unidade Pompéia


Unidade Paulista