Salto Alto e Varizes

Quais as Complicações da Cirurgia de varizes

Salto Alto causa Varizes?

A resposta é: NÃO. Isso é um dos grandes mitos sobre as varizes. Contudo, os sintomas venosos podem piorar em mulheres que usam salto alto frequentemente, especialmente se estas tiverem varizes.

Quais os Problemas que o Uso Diário de Salto Alto Pode Acarretar?

Do ponto de vista vascular, o salto alto parece não ser a melhor opção de calçado; parece, pois o assunto ainda é controverso na literatura mundial. O sistema venoso (circulação responsável por voltar o sangue da perna para o coração) necessita de um “empurrãozinho” da panturrilha para ajudar o sangue a subir. O salto alto acaba limitando a movimentação da panturrilha, o que diminui a capacidade de bombear o sangue de volta, levando ao aumento daquela sensação de cansaço nas pernas no final do dia.

Salto Alto

Existe um Tipo de Sapato Ideal para Usar Diariamente?

Mulheres sem predisposição a varizes e aquelas que não sentem cansaço nas pernas no final do dia podem usar qualquer tipo de sapato, sem problema nenhum. Já, para aquelas com a predisposição à doença varicosa e as que sentem as pernas cansadas no final do dia, o ideal seria evitar saltos muito altos. Tênis, rasteirinhas e salto médio estão liberados, pois aparentemente não atrapalham a circulação.

Até Quantos Centímetros Podemos Usar?

Como já foi mencionado, estudos sobre os saltos ainda são controversos e escassos na literatura, entretanto um estudo publicado em uma revista de impacto internacional demonstrou que saltos de até 3,5 cm não tem problema algum. Esse tipo de salto não prejudica a bomba muscular, e não causa alteração na circulação da perna.

Até Quantos Centímetros Podemos Usar

Quais Regiões são Mais Afetadas?

A região mais afetada é a panturrilha por ficar com a amplitude de contração dos músculos reduzida, diminuindo assim o efeito da bomba muscular e retendo mais sangue nas pernas.

Quais Regiões mais Afetadas

Todas as Mulheres que Usam Salto Alto Podem ter Varizes?

Não podemos dizer que o salto alto leva as mulheres a terem varizes. Varizes é uma doença causada por vários fatores e o principal deles é a hereditariedade; isso mesmo: herança dos familiares. Podemos também citar outras causas: obesidade, gravidez, idade avançada, sexo feminino e trabalhar muito tempo em pé ou sentado. Em outras palavras, não podemos falar que o salto alto isoladamente é causa de varizes, apesar de poder ser um fator para agravar os sintomas venosos.

Que Dica Você Daria Para Quem Precisa Usar esse Tipo de Sapato Todos os Dias?

Para quem precisa usar salto alto todos os dias, é muito interessante realizar atividade física pelo menos 3 x por semana visando o fortalecimento da panturrilha e, é claro, ter uma atenção redobrada com o peso, já que os quilinhos a mais também prejudicam nossa circulação. Uma coisa que ajuda bastante é usar aquelas famosas meias elásticas. A compressão dessas meias ajuda o sangue a voltar para o coração aliviando aquele cansaço nas pernas. Hoje em dia, estão disponíveis no mercado diversos modelos, tecidos e cores de meias elásticas, muito mais bonitas e confortáveis do que foram no passado e cada dia mais com uma diversidade maior de modelos, tecidos e cores, aumentando a aderência ao tratamento.

Que Dica Você daria para Quem Precisa Usar esse Tipo de Sapato Todos os Dias

Convênios

Consulte aqui a lista dos planos de saúde atendidos no Instituto Barão. Em caso de dúvida sobre a cobertura do plano, informe-se no: 11 4800-3030 ou 11 95937-4639

Teste online

Dor, pernas pesadas ou cansadas são sintomas que podem significar o início da Doença Venosa. Preencha o “check-up venoso” e verifique se sofre dessa doença.

Agendamento
Doctoralia

Agende sua consulta online
Os convênios atendidos podem variar de acordo com cada profissional.

whatsapp
Unidade Pompéia
Unidade Paulista
Unidade Itaim Bibi
Unidade Tatuapé
Unidade Morumbi