Vasinhos nas Pernas: O que são, Tipos e Tratamento

Médico de Veia

Telemedicina Barão Vascular

Consulta online via Telemedicina. Praticidade e comodidade para quem está fora da cidade de São Paulo.
Excelência no cuidado sem sair de casa.
Tranquilidade para você e sua família.

Vasinhos

As Telangiectasias, mais conhecidas como “vasinhos”, são caracterizadas por pequenos vasos avermelhados ou arroxeados que se dilatam e marcam a pele. Medem menos que um milímetro de diâmetro e estão localizadas na derme, a camada mais superficial da pele.

Para tratar os vasinhos existem várias técnicas. As mais empregadas são a escleroterapia, conhecida popularmente como aplicação, e o Laser transdérmico.

tratamento para os vasinhos nas pernas

 

O que são Vasinhos?

As telangiectasias, mais conhecidas como “vasinhos”, são dilatações de pequenos vasos de coloração avermelhada ou arroxeada que se encontram na derme, a camada mais superficial da pele. Atingem o diâmetro máximo de 1mm e representam uma das principais queixas das pacientes que chegam ao consultório dos cirurgiões vasculares.

O Que São Vasinhos

Oito em cada dez mulheres sofrem com vasinhos. O principal fator para o aparecimento é a hereditariedade, assim como nas varizes. Em pessoas com predisposição, outros fatores podem contribuir, como idade, uso de anticoncepcional, terapia de reposição hormonal, trauma, obesidade e gestação.

Os vasinhos, diferentemente das varizes, não causam sintomas como inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas e dor. Algumas mulheres relatam ardência no local das telangiectasias, especialmente no período pré-menstrual, mas de baixa intensidade.

Embora seja uma condição essencialmente estética, já que esses vasos não crescem a ponto de se transformarem em varizes, eles fazem parte do primeiro estágio da doença venosa e podem sim indicar que os vasos maiores não estão funcionando bem.

Tipos de Vasinhos: Simples e Complexos

  • Os Vasinhos Simples são aqueles que aparecem de maneira mais espalhada na pele e que não têm conexão direta com vasos maiores.

Vasinhos Simples

  • Vasinhos Complexos (ou combinados) são aqueles mais agrupados e que se conectam com as microvarizes ou veias nutrícias, que são vasos maiores e incompetentes que aumentam a pressão das telangiectasias.

Vasinhos Complexos

O aspecto mais importante para o melhor planejamento terapêutico é a diferenciação entre esses dois tipos de vasinhos. Veias nutrícias, diferentemente das microvarizes, nem sempre são visíveis a olho nu, sendo assim, é importante a realização de um ultrassom Doppler venoso e o uso de um equipamento de realidade aumentada.

Este último revolucionou o mapeamento das veias nutrícias, refletindo diretamente nos resultados terapêuticos, uma vez que é fundamental, além do tratamento dos vasinhos, também o tratamento das veias nutridoras, para um bom resultado estético e com maior durabilidade.

Mapeamento de Veia Nutrícias

Por isso, antes de fazer qualquer procedimento estético nos vasinhos, é necessário consultar um cirurgião vascular para saber qual o melhor tipo de tratamento para o seu caso. Não adianta tratar apenas os vasinhos sem o adequado tratamento das veias nutrícias! O resultado estético não será satisfatório e mesmo aqueles vasinhos que desaparecem podem retornar de maneira muito precoce.

Apenas um cirurgião vascular poderá avaliar suas pernas e definir qual o melhor tipo de tratamento, visando um resultado estético satisfatório e mais duradouro.

Tratamento para Vasinhos

Existem diversos tipos de tratamentos para os vasinhos e isso vai depender do seu caso e se há ou não veias nutrícias ou microvarizes. Atualmente, o melhor tratamento para os vasinhos nas pernas é a associação de escleroterapia (aplicação) com o Laser transdérmico no próprio consultório médico. Ambos provocam uma irritação no interior do vaso (o primeiro através da infusão de uma substância química, o segundo através do calor) levando a sua inflamação e desaparecimento.

Tratamento dos Vasinhos com Laser Escleroterapia

As veias nutrícias podem ser tratadas da mesma forma (aplicação associada ao Laser) ou por meio da sua remoção com a microcirurgia, a depender do calibre do vaso. Atualmente, o Laser associado com a escleroterapia permite evitar a cirurgia em até 86% dos casos. A associação desses métodos se apresenta como o mais moderno tratamento disponível para a solução estética dos vasinhos.

Vantagens do Tratamento Combinado de Laser e Escleroterapia

Além de substituir a cirurgia convencional na maioria dos casos, não precisa de repouso nem de limitação de atividade física após o procedimento, são necessárias menos sessões para eliminar os vasinhos e há uma menor dor durante as sessões (com o método combinado, o Laser pode ser aplicado com energia mais baixa, causando menos dor; além disso, usa-se um resfriador de pele que auxilia na analgesia durante a sessão).

Tratamentos dos Vasinhos e Microvarizes com Laser Transdermico

Entre em contato com o Instituto Barão Vascular e agende sua consulta.

Nossas Unidades 

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Pompéia

Comercial Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 1752, Conj. 317 - Pompéia - São Paulo/SP
Atendimento de segunda a sexta-feira das 7:30h às 20h.
Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 95937-4639 ou pelos  telefones: (11) 4800-3030 | 4800-3031 | 3865-3049.

Unidade Paulista

Edifício Praça Pamplona

Rua Pamplona, 145, Conj. 413 – Bela Vista – São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h.

Dúvidas ou agendamentos pelo   WhatsApp: (11) 94067-3952 ou pelo  telefone: (11) 94067-3952

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular
Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular

Unidade Itaim Bibi

Edifício The Enterprise Center

R. Joaquim Floriano, 820, 10º andar - Itaim Bibi - São Paulo /SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h. 

Dúvidas ou agendamentos pelo  WhatsApp: (11) 93207-6315 ou pelo  telefone: (11) 93207-6315

Unidade Tatuapé

Geon 652 - Eixo Platina

Rua Vilela, 652, sala 706 - Tatuapé - São Paulo /SP

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17h.

Dúvidas ou agendamentos pelo   WhatsApp: (11) 96318‑3788 ou pelo  telefone:  (11) 96318‑3788 

Médico Vascular em São Paulo - Clinica Barão Vascular
whatsapp
Unidade Pompéia
Unidade Paulista
Unidade Itaim Bibi
Unidade Tatuapé
X