Ulcera Venosa

Úlcera Venosa

A Úlcera Venosa é caracterizada por uma lesão na perna consequente à dificuldade do retorno do sangue ao coração. É o estágio mais avançado e grave da Insuficiência Venosa Crônica.
O tratamento da úlcera tem como objetivo otimizar o retorno do sangue ao coração e cuidar do local da ferida com curativo adequado.

Úlcera Venosa

Essa ferida localiza-se preferencialmente sobre o osso do tornozelo e costuma aparecer após traumatismos leves, como coceira ou arranhões. Em geral, é pouco dolorosa, demora para cicatrizar e aumenta de diâmetro e/ou profundidade se não for adequadamente tratada. A infecção dessa úlcera é comum, manifestando-se através de dor, mau cheiro, saída de pus e vermelhidão ao redor. Na maioria das vezes é acompanhada de varizes, inchaço e escurecimento da pele da perna.

O tratamento da úlcera é dividido em medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração e cuidados locais com a ferida – curativo.

O mais importante, sem sombra de dúvida, é tratar a causa da ferida. A retirada das varizes é necessária em alguns casos e deve ser realizada através de cirurgia convencional, radiofrequência, Laser ou espuma.

Em casos mais leves ou que não possam realizar cirurgia, os pacientes devem: 

  • Permanecer o máximo de tempo com as pernas elevadas para facilitar a drenagem do sangue acumulado
  • Usar meias elásticas – a compressão força o sangue a voltar ao coração
  • Realizar exercícios físicos – importante devido ao papel da bomba muscular da panturrilha no retorno venoso.

Quanto a ferida, o médico deve atentar-se ao aspecto da úlcera e receitar o curativo mais adequado, que varia conforme a fase do processo de cicatrização. Caso haja sinais de infecção, um antibiótico deve ser imediatamente prescrito.

Av Francisco Matarazzo 1752 Conj. 317 - Pompéia - São Paulo/SP
Atendimento em horário comercial pelo Telefone: (11) 4800-3030 ou pelo Whatsapp: (11) 95937-4639

Fale Conosco

 

Você pode tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta enviando uma mensagem no formulário abaixo. Entre em contato também pelos telefones: (11) 4800-3030 | 4800-3031 | 3865-3049 | (11) 95937-4639

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook | Instagram

 

Whatsapp