Médico Vascular
O que é um médico
vascular?
O cirurgião vascular, também chamado de médico vascular ou apenas de vascular, é o médico que trata doenças e problemas no sistema cardiovascular e linfático.
Esses dois sistemas formam o sistema circulatório, que é responsável pelo transporte de sangue e linfa por todo o corpo por meio de uma complexa rede de artérias, veias e vasos linfáticos.
- Artérias são vasos sanguíneos responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.
- Veias são vasos sanguíneos que transportam o sangue com baixo teor de oxigênio do corpo de volta ao coração, para reoxigenação no pulmão.
- Vasos linfáticos são estruturas valvuladas de paredes finas que transportam a linfa. Esses vasos são complementares ao sistema cardiovascular.
Como o médico se torna um vascular?
Após completar a faculdade de medicina, o médico precisa fazer residência de Cirurgia Geral por 2 anos para se tornar apto a concorrer a uma vaga na especialidade médica vascular. A residência de cirurgia vascular tem duração de 2 anos e nela o médico recebe amplo treinamento para tratar doenças vasculares.
O que faz um médico vascular?
Os médicos vasculares fazem muito mais do que cirurgias. Eles aconselham seus pacientes sobre a melhor forma de tratar problemas vasculares, incluindo dieta, prescrição de medicamentos, exercícios e mudanças no estilo de vida.
As cirurgias variam desde procedimentos endovasculares minimamente invasivos a cirurgias abertas complexas.
Eles tratam artérias e veias em todas as partes do corpo, exceto do coração, que são tratados pelo cardiologista e cirurgião cardíaco, e do cérebro, que são tratados pelos neurologista e neurocirurgião.
Os médicos vasculares estão principalmente preocupados em oferecer ao paciente a melhor opção de tratamento disponível e, em muitos casos, a cirurgia não é a melhor solução.
Quais as doenças que o vascular trata?
Os vasculares tratam diversas condições, sendo as mais comuns:
Aneurisma
O Aneurisma é uma doença que consiste na dilatação anormal de um vaso sanguíneo causada pelo enfraquecimento da sua parede.
Sua frequência aumenta com a idade e é mais comum no sexo masculino e em tabagistas.
É uma doença silenciosa, ou seja, a maioria dos pacientes não apresenta nenhuma manifestação da doença. Seu maior perigo está no fato de poder romper-se, resultando em hemorragia muitas vezes fatal.
Doença Arterial Obstrutiva Periférica
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica ocorre quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias levando ao bloqueio do fluxo sanguíneo para os membros, mais comumente para as pernas.
Doença da Artéria Carótida
As artérias carótidas são os principais vasos que levam sangue ao cérebro, passando pelo pescoço. As artérias carótidas saudáveis são lisas e sem obstruções, permitindo que o sangue flua livremente para o cérebro e forneça oxigênio, glicose e outros nutrientes de que as células cerebrais precisam.
Frequentemente, com a idade, as artérias de todo o corpo adquirem placas, compostas principalmente de gordura e colesterol.
A placa estreita o interior das artérias e as tornam rígidas. Este processo é conhecido como aterosclerose.
A doença da artéria carótida é o processo de aterosclerose nesse vaso, gerando um risco da placa soltar fragmentos para o cérebro e causar um derrame.
Trombose venosa profunda
Trombose venosa profunda (TVP) é a doença em que o sangue coagula dentro das veias, obstruindo o sistema venoso. Na maioria das vezes, os pacientes apresentam inchaço associado a dor, porém, em alguns casos podem não apresentar sintomas.
A trombose venosa requer atenção imediata, pois, se não tratada, um fragmento de coágulo pode se desprender e viajar para os pulmões, causando a embolia pulmonar, doença grave e potencialmente fatal.
Trauma Vascular
Lesão de artérias ou veias após um acidente.
Telangiectasias
As Telangiectasias, mais conhecidas como “vasinhos”, são caracterizadas por pequenos vasos avermelhados ou arroxeados que se dilatam e marcam a pele. Medem menos que um milímetro de diâmetro e estão localizadas na derme, a camada mais superficial da pele.
Para tratar os vasinhos existem várias técnicas. As mais empregadas são a escleroterapia, conhecida popularmente como aplicação, e o Laser transdérmico.
Varizes
As varizes dos membros inferiores são veias superficiais das pernas que tornam-se visíveis, salientes e tortuosas.
Em pessoas com predisposição a varizes, veias normais que são responsáveis por drenar o sangue para o coração, sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, acumulando o sangue em seu interior.
Sete em cada dez pessoas sofrem com varizes. Se não forem tratadas, as varizes podem piorar.
Quem corre risco de ter problemas vasculares?
A doença vascular se torna mais comum com a idade, porém pessoas com histórico familiar correm maior risco.
Um estilo de vida pouco saudável também pode levar a problemas vasculares, que são mais prevalentes em pessoas que fumam, são obesas ou sedentárias, ou que costumam ficar paradas em pé ou sentadas por longos períodos de tempo.
Geralmente as doenças arteriais como aneurisma e obstrução arterial são mais comuns nos homens enquanto as doenças venosas como varizes e vasinhos são mais comuns nas mulheres.
Quando a cirurgia vascular é necessária?
Depende do problema. Algumas pessoas não precisarão de cirurgia se a doença vascular for diagnosticada precocemente e se seguirem as orientações médicas, que podem ser tão simples quanto fazer mudanças no estilo de vida e/ou tomar medicamentos.
Para outras pessoas, a cirurgia pode melhorar a qualidade de vida aliviando a dor e/ou o desconforto nas pernas, e também pode ser fundamental para ajudar algumas pessoas com doença vascular a evitar problemas sérios como ataque cardíaco, derrame e morte.
Quais são os riscos da cirurgia vascular?
Como todas as cirurgias, a cirurgia vascular apresenta alguns riscos de complicações, que aumentam se o paciente fumar, for obeso e tiver outras comorbidades graves, como doença pulmonar ou insuficiência renal crônica.
Há risco adicional quando o cirurgião opera um vaso sanguíneo importante como por exemplo a aorta. Lembrando que para uma doença vascular grave, os benefícios geralmente superam os riscos.
Como é a recuperação e o acompanhamento após a cirurgia vascular?
Depende muito do tipo de cirurgia. Nas cirurgias arteriais mais complexas, os pacientes podem precisar da unidade de terapia intensiva (UTI) por alguns dias. Já os procedimentos venosos, como a cirurgia de varizes, podem ser realizados em regime ambulatorial sem necessidade de internação.
A doença vascular é uma condição crônica, portanto, muitos pacientes continuam fazendo o acompanhamento com seu cirurgião vascular ao longo da vida.
Que tipos de cirurgias estão disponíveis para tratar doenças vasculares?
Embora existam diferentes problemas vasculares, existem essencialmente duas abordagens cirúrgicas para o tratamento vascular:
-
- Cirurgia aberta: o cirurgião faz uma incisão grande para ter acesso direto ao vaso a ser tratado.
- Cirurgia endovascular: Esta é uma abordagem minimamente invasiva que envolve a inserção de cateteres (tubo fino e flexível), balões e stents ou endopróteses através de uma punção no vaso.
Em alguns casos complexos, o cirurgião pode usar uma combinação das duas técnicas.
Abaixo estão três doenças vasculares comuns tratadas pelo cirurgião vascular:
- Aneurisma da aorta abdominal: é uma dilatação localizada que se desenvolve na aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo. Um aneurisma pode aumentar de tamanho até se romper. Se isso acontecer o risco de vida é iminente. O aneurisma pode precisar de cirurgia aberta, o que significa que o cirurgião fará uma grande incisão no abdômen e substituirá a área dilatada por uma prótese feita de material sintético inerte usado para substituir a artéria. Alguns pacientes são elegíveis para a cirurgia endovascular, no qual o cirurgião usa pequenas incisões ou punções na virilha e orientação do raios-X para inserir uma prótese no local da dilatação.
- Doença arterial periférica (DAP): placas de gordura podem se acumular nas artérias que levam sangue aos membros, fazendo com que as artérias se estreitem e até mesmo fiquem obstruídas. Essa condição também é conhecida como obstrução arterial crônica. Várias abordagens endovasculares podem ser usadas para tratar DAP grave. Pela virilha, o cirurgião vascular insere cateteres, balão e stent para desobstruir as artérias. Alguns casos de DAP são complexos o suficiente para exigir uma cirurgia aberta, na qual o cirurgião cria uma rota alternativa para o sangue contornar o bloqueio: são as famosas pontes, que podem ser confeccionadas com a veia safena (ponte de safena) ou com próteses de material sintético.
- Varizes dos membros inferiores: doença venosa muito comum, principalmente entre as mulheres. Muitas vezes responsáveis pela sensação de cansaço e/ou peso nas pernas no final do dia. Também são queixas frequentes de incomodo estético. A flebectomia consiste em várias incisões minúsculas ao longo do comprimento das veias para removê-las. Para algumas situações em que a doença compromete a veia safena, uma alternativa moderna e segura é a ablação da veia por radiofrequência ou Laser. Esse método oclui a veia varicosa através do calor gerado pela fibra.
O Instituto Barão de Cirurgia Vascular e Endovascular alia uma equipe experiente e qualificada, formada pela USP, às mais modernas tecnologias para diagnóstico e tratamento das doenças vasculares. Isso nos permite oferecer as melhores opções de tratamento das doenças vasculares, sendo hoje referência na especialidade em SP. Agende uma consulta!
O que dizem nossos pacientes
Levei minha mãe para ouvir uma segunda opinião com o vascular. O Dr. Felipe foi muito atencioso, explicou tudo com muita clareza e paciência.
Valeria Oliveira
Fiz consulta com o doutor Felipe que prestou um ótimo atendimento, esclarecendo todas as dúvidas e foi muito atencioso. Recomendo!
Gabi Fagundes
Atendimento excelente desde a recepção. Dra. Vivian é muito atenciosa e esclarece todas as dúvidas com muita clareza. Super indico!
Marcia Tossi
Passei em consulta com a Dra Vivian! Ela é muito atenciosa, simpática, explica tudo direitinho. Excelente profissional!! Recomendo!!
Bruna Carbonell
Dr. Zally é um profissional excelente!!! Paciente, explica tudo direitinho, educado e deixa o paciente super confortável.
Barbara Valente
Dr Zally Reges e sua equipe são incríveis. Sou muito grata por todo o atendimento que recebi na clínica. Operei há dois anos com o Dr Zally e a cirurgia foi perfeita. Recomendo muito o Instituto!
Camila Ferraz
Dra Tatiane é super empática e atenciosa. Detalhista, explica tudo muito bem. Te dá segurança. As recepcionistas são super simpáticas e acolhedoras. A clinica é bem localizada e muito bem equipada e organizada.
Mar Made
O Atendimento na clínica é perfeito, desde as recepcionistas e os médicos, Dra Tatiane Gratão é um destaque.
Maga Barros
Excelente atendimento, Dr Rafael é um médico muito prestativo e me ajudou a melhorar consideravelmente todas as minhas queixas!!
Heloisa Fróis
Passei com o Dr Rafael e foi ótimo! Atendimento muito bom desde a recepção até o consultório.
Jessica Amorim
Excelente!!!! Dr. Marcos, atencioso, educado e até engraçado. Eu dou 10 para todos da clínica. As meninas, Dr. Marcos e Dr. Zally.
Marisa Squarzoni
Dr Marcos Vinícius muito atencioso. Explica tudo muito bem e tira todas as dúvidas. Recomendo.
Bruna Casemiro
Espetacular desde as Recepcionistas da clínica. Ambiente lindo e requintado, de muito bom gosto. Dr Felipe foi extremamente atencioso, claro e direto em suas explicações e avaliações preliminares. Elegante, muito educado e o mais importante: demonstra paixão pelo que faz e respeito ao próximo.
Mirian Jacob
Tudo perfeito, ambiente super acolhedor. Recepção impecável, super educadas e eficientes. Doutores competentes e profissionais. Muito respeito aos clientes.
valderes morales
Lugar extremamente agradável, recepcionistas super educadas e prestativas ótimo ambiente!