Médico Vascular

Médico Vascular

O que é um médico
vascular?

O cirurgião vascular, também chamado de médico vascular ou apenas de vascular, é o médico que trata doenças e problemas no sistema cardiovascular e linfático.

Esses dois sistemas formam o sistema circulatório, que é responsável pelo transporte de sangue e linfa por todo o corpo por meio de uma complexa rede de artérias, veias e vasos linfáticos.

  • Artérias são vasos sanguíneos responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.
  • Veias são vasos sanguíneos que transportam o sangue com baixo teor de oxigênio do corpo de volta ao coração, para reoxigenação no pulmão.
  • Vasos linfáticos são estruturas valvuladas de paredes finas que transportam a linfa. Esses vasos são complementares ao sistema cardiovascular.

Como o médico se torna um vascular?

Após completar a faculdade de medicina, o médico precisa fazer residência de Cirurgia Geral por 2 anos para se tornar apto a concorrer a uma vaga na especialidade médica vascular. A residência de cirurgia vascular tem duração de 2 anos e nela o médico recebe amplo treinamento para tratar doenças vasculares.

O que faz um médico vascular?

Os médicos vasculares fazem muito mais do que cirurgias. Eles aconselham seus pacientes sobre a melhor forma de tratar problemas vasculares, incluindo dieta, prescrição de medicamentos, exercícios e mudanças no estilo de vida.

As cirurgias variam desde procedimentos endovasculares minimamente invasivos a cirurgias abertas complexas.

Eles tratam artérias e veias em todas as partes do corpo, exceto do coração, que são tratados pelo cardiologista e cirurgião cardíaco, e do cérebro, que são tratados pelos neurologista e neurocirurgião.

Os médicos vasculares estão principalmente preocupados em oferecer ao paciente a melhor opção de tratamento disponível e, em muitos casos, a cirurgia não é a melhor solução.

Quais as doenças que o vascular trata?

Os vasculares tratam diversas condições, sendo as mais comuns:

  • Doença Arterial Obstrutiva Periférica
  • Doença da artéria carótida
  • Trombose venosa profunda
  • Trauma Vascular
  • Telangiectasias
  • Aneurisma
  • Varizes

Quem corre risco de ter problemas vasculares?

A doença vascular se torna mais comum com a idade, porém pessoas com histórico familiar correm maior risco.

Um estilo de vida pouco saudável também pode levar a problemas vasculares, que são mais prevalentes em pessoas que fumam, são obesas ou sedentárias, ou que costumam ficar paradas em pé ou sentadas por longos períodos de tempo.

Geralmente as doenças arteriais como aneurisma e obstrução arterial são mais comuns nos homens enquanto as doenças venosas como varizes e vasinhos são mais comuns nas mulheres.

Em vista do momento em que estamos vivendo, não podemos deixar de mencionar que a COVID-19 é um fator de risco importante para trombose venosa profunda.

Quando a cirurgia vascular é necessária?

Depende do problema. Algumas pessoas não precisarão de cirurgia se a doença vascular for diagnosticada precocemente e se seguirem as orientações médicas, que podem ser tão simples quanto fazer mudanças no estilo de vida e/ou tomar medicamentos.

Para outras pessoas, a cirurgia pode melhorar a qualidade de vida aliviando a dor e/ou o desconforto nas pernas, e também pode ser fundamental para ajudar algumas pessoas com doença vascular a evitar problemas sérios como ataque cardíaco, derrame e morte.

Quais são os riscos da cirurgia vascular?

Como todas as cirurgias, a cirurgia vascular apresenta alguns riscos de complicações, que aumentam se o paciente fumar, for obeso e tiver outras comorbidades graves, como doença pulmonar ou insuficiência renal crônica.

Há risco adicional quando o cirurgião opera um vaso sanguíneo importante como por exemplo a aorta. Lembrando que para uma doença vascular grave, os benefícios geralmente superam os riscos.

Como é a recuperação e o acompanhamento após a cirurgia vascular?

Depende muito do tipo de cirurgia. Nas cirurgias arteriais mais complexas, os pacientes podem precisar da unidade de terapia intensiva (UTI) por alguns dias. Já os procedimentos venosos, como a cirurgia de varizes, podem ser realizados em regime ambulatorial sem necessidade de internação.

A doença vascular é uma condição crônica, portanto, muitos pacientes continuam fazendo o acompanhamento com seu cirurgião vascular ao longo da vida.

Que tipos de cirurgias estão disponíveis para tratar doenças vasculares?

Embora existam diferentes problemas vasculares, existem essencialmente duas abordagens cirúrgicas para o tratamento vascular:

    • Cirurgia aberta: o cirurgião faz uma incisão grande para ter acesso direto ao vaso a ser tratado.
    • Cirurgia endovascular: Esta é uma abordagem minimamente invasiva que envolve a inserção de cateteres (tubo fino e flexível), balões e stents ou endopróteses através de uma punção no vaso.

Em alguns casos complexos, o cirurgião pode usar uma combinação das duas técnicas.

Quais os tipos de doenças vasculares comuns tratadas pelo médico vascular?

Aneurisma

O Aneurisma é uma doença que consiste na dilatação anormal de um vaso sanguíneo causada pelo enfraquecimento da sua parede.

Sua frequência aumenta com a idade e é mais comum no sexo masculino e em tabagistas.

É uma doença silenciosa, ou seja, a maioria dos pacientes não apresenta nenhuma manifestação da doença. Seu maior perigo está no fato de poder romper-se, resultando em hemorragia muitas vezes fatal.

Doença Arterial Obstrutiva Periférica

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica ocorre quando há o estreitamento ou oclusão das artérias responsáveis por levar o sangue para as extremidades do corpo, principalmente para a região das pernas e dos pés.

Quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias levando ao bloqueio do fluxo sanguíneo para os membros, mais comumente para as pernas.

Doença da artéria carótida

As artérias carótidas são os principais vasos que levam sangue ao cérebro, passando pelo pescoço. As artérias carótidas saudáveis ​​são lisas e sem obstruções, permitindo que o sangue flua livremente para o cérebro e forneça oxigênio, glicose e outros nutrientes de que as células cerebrais precisam.

Frequentemente, com a idade, as artérias de todo o corpo adquirem placas, compostas principalmente de gordura e colesterol.

A placa estreita o interior das artérias e as tornam rígidas. Este processo é conhecido como aterosclerose.

A doença da artéria carótida é o processo de aterosclerose nesse vaso, gerando um risco da placa soltar fragmentos para o cérebro e causar um derrame.

Trombose venosa profunda

Trombose venosa profunda (TVP) é a doença em que o sangue coagula dentro das veias, obstruindo o sistema venoso. Na maioria das vezes, os pacientes apresentam inchaço associado a dor, porém, em alguns casos podem não apresentar sintomas.

A trombose venosa requer atenção imediata, pois, se não tratada, um fragmento de coágulo pode se desprender e viajar para os pulmões, causando a embolia pulmonar, doença grave e potencialmente fatal.

Trauma Vascular

Lesão de artérias ou veias após um acidente.

Telangiectasias

As Telangiectasias, mais conhecidas como “vasinhos”, são caracterizadas por pequenos vasos avermelhados ou arroxeados que se dilatam e marcam a pele. Medem menos que um milímetro de diâmetro e estão localizadas na derme, a camada mais superficial da pele.

Para tratar os vasinhos existem várias técnicas. As mais empregadas são a escleroterapia, conhecida popularmente como aplicação, e o Laser transdérmico.

Varizes

As varizes dos membros inferiores são veias superficiais das pernas que tornam-se visíveis, salientes e tortuosas.

Em pessoas com predisposição a varizes, veias normais que são responsáveis por drenar o sangue para o coração, sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, acumulando o sangue em seu interior.

Sete em cada dez pessoas sofrem com varizes. Se não forem tratadas, as varizes podem piorar.

O Instituto Barão de Cirurgia Vascular e Endovascular alia uma equipe experiente e qualificada, formada pela USP, às mais modernas tecnologias para diagnóstico e tratamento das doenças vasculares. Isso nos permite oferecer as melhores opções de tratamento das doenças vasculares, sendo hoje referência na especialidade em SP. Agende uma consulta!

Médico Vascular em São Paulo - Instituto Barão Vascular

Visite a Clínica

Estamos no Comercial Casa das Caldeiras.
Av Francisco Matarazzo 1752 Conj. 317 – Pompéia – São Paulo/SP
Vá de Waze | Chegue pelo Google Maps

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 21h
(11) 4800-3030  | 4800-3031 | 3865-3049
(11) 95937-4639

Agendar Consulta
Os CONVÊNIOS ATENDIDOS podem
variar de acordo com CADA
PROFISSIONAL
whatsapp