A Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, em 2009, e publicada no “Annals of Internal Medicine”, mostra que o risco de trombose cresce 26% a cada duas horas de voo.
Primeiramente vamos entender: O que é Trombose Venosa?
A trombose é um coágulo que se forma na veia e impede a passagem de sangue. Caso ele se desloque, pode causar uma embolia pulmonar, muitas vezes fatal. Os fatores de risco para desenvolvimento de trombose são: obesidade, uso de hormônios (anticoncepcionais ou reposição hormonal), idade avançada, histórico familiar de trombose, câncer, trombofilias (grupos de doenças que predispõem à trombose).
Como posso prevenir a Trombose em viagens?
Para prevenir a trombose em grandes períodos sem mobilidade, como no caso de voos de longa duração, alguns cuidados são necessários: fazer caminhadas no corredor durante o voo, movimentar os tornozelos, joelhos e panturrilhas, manter uma boa hidratação. Quem faz parte do grupo de risco deve procurar seu cirurgião vascular antes da viagem para orientações sobre a prevenção de trombose. Ele poderá receitar o uso de meias elásticas com compressão graduada e, em alguns casos selecionados, até mesmo recomendar o uso de uma medicação anticoagulante